LogTalk LogTalk

BBM Logística oferece soluções personalizadas para gestão MRO

Publicado em 14/03/2022

Companhia já percebe benefícios na redução do estoque em trânsito, aproximação local de consolidação da carga aos fornecedores e combinação de estrutura dedicada com malha compartilhada

Por Redação


Foto: Divulgação

A previsão de desvios e rupturas é algo que faz parte da gestão da cadeia logística. Para auxiliar nesse processo, um dos meios de realizar a mitigação de riscos e redução de custos é a gestão logística de Manutenção, Reparo e Operações (MRO), processo adotado em operações logísticas de entrada (inbound). Pensando nisso, a BBM Logística tem utilizado de maneira crescente o modelo de gestão MRO para otimizar os serviços, desenvolvendo soluções sob medida e integradas. O modelo se alinha à estratégia da companhia de maximizar vantagens competitivas e de atender com excelência às demandas de um mercado cada vez mais exigente.

A gestão de MRO pode ser implantada no gerenciamento de suprimentos de vários segmentos da indústria, armazéns, obras e engenharia industrial e até em ambientes corporativos. Por meio da centralização, consolidação e integração, possibilita a segurança dos processos de suprimentos. Assim, o gerenciamento também existe para minimizar questões que prejudicam o andamento das atividades de apoio, como falta de planejamento da produção, manutenção precária das máquinas, layout mal planejado, armazenamento deficitário e gerenciamento de informações, e principalmente, atraso na entrega do produto para o cliente devido à má gestão industrial.

A companhia já percebe benefícios na adoção do MRO também na redução do estoque em trânsito, aproximação local de consolidação da carga aos fornecedores e combinação de estrutura dedicada com malha compartilhada, esse fato já reflete em impactos positivos na entrega aos clientes.

De acordo com Renan Favero, diretor de Carga Lotação (FTL) e Intermodal da BBM Logística, esse modelo de gestão tem ajudado os clientes a lidar com mais assertividade com desvios. “A gestão MRO combina os benefícios de usufruir de todos os serviços de nossa plataforma logística associada as especificidades de cada cliente e projeto, seja de carro até helicóptero, a padronização de processos de forma centralizada reduz os lead times de aquisições e o custo de gestão empregados dentro do cliente”, afirma Favero, para quem o MRO pode beneficiar segmentos como a mineração, automotivo, papel e celulose e prestadores de serviço.

Já para Adriano Marra, gerente regional da BBM, esse gerenciamento é fundamental para garantir o constante fluxo da indústria. “Uma pequena peça que se perde durante os processos pode causar uma enorme ruptura no cronograma produtivo e esse gerenciamento poderá ser a diferença para a indústria evitar prejuízos em sua operação”, garante. “Nos casos em que o reparo ou a substituição é necessário, o know-how do operador de transporte é fundamental, já que são produtos com dimensões especificas, que precisam ser manuseados por equipes qualificadas”.

OMNICHANNEL E END-TO-END

A utilização da gestão de MRO é uma das medidas que a BBM aderiu em sua plataforma logística omnichannel, uma solução que atende aos diversos canais de suprimentos e vendas, e o desenvolvimento de soluções integradas que atendam toda a cadeia logística, também chamado de modelo end-to-end, proposta que é um diferencial da companhia e que facilita o processo de gerenciamento.

Além disso, a empresa conta com soluções voltadas a Transporte de Cargas Dedicados (DCC), Transporte de Cargas Fracionadas (LTL), Ecommerce, Gestão de Transportes e Dedicados para Florestais e Agrobusiness. Atualmente, a BBM conta com clientes multinacionais dos segmentos automotivo, papel e celulose e industrial, realiza mais de 5.000 coletas por mês, possui 632 fornecedores atendidos e 41 especialistas no ramo.

“Estamos em um momento de transformação, no qual buscamos as melhores soluções tanto em operações como nas entregas. Isso significa priorizar a agilidade dos processos e com ganhar mais tempo para o oferecimento de uma solução mais rápida.” – Agapito Sobrinho, diretor executivo da BBM Logística.