Assinatura Premium Assinatura Premium

Benner aponta tendências tecnológicas para aprimorar gestão de frotas

Publicado em 20/08/2020


Experiente no setor logístico, empresa explica processos e propõe ferramentas para um bom desempenho das companhias

 

No atual cenário de pandemia, desencadeado pelo novo coronavírus, os processos de digitalização de serviços foram acelerados em todos os setores. No segmento logístico, não foi diferente. A transformação digital surgiu como ferramenta para auxiliar as empresas a lidar com os recentes desafios e, assim, garantir a sobrevivência dos negócios. Contudo, essa jornada demanda conhecimento e cuidados para que as mudanças sejam efetivas.

Por essa razão, a Benner, empresa de software de gestão empresarial e business transformation outsourcing (BTO), mapeou algumas tendências para auxiliar as corporações nesse movimento. A companhia oferece ferramentas imprescindíveis para o bom funcionamento de cada negócio, como:

  • dashboard de logística para acompanhar os KPIs (key performance indicators) e garantir a otimização das cargas;
  • roteirização;
  • rastreamento;
  • gestão de frete, de pátio e de armazém;
  • outras funções aplicadas para potencializar a cadeia de suprimentos.


“As ferramentas de gestão proporcionam um workflow completo e customizado e permitem o acompanhamento de todos os pontos relevantes para o desempenho de cada frota. A escolha da melhor plataforma e de um parceiro de TI especializado para gerir as informações pode trazer resultados significativos na otimização da performance e garantir a sobrevivência das operações neste momento de adversidade.” - Rafael Loth, head de produtos da Benner.


Os indicadores de gestão de frota trazem uma visão ampla e um pleno entendimento do desempenho dos veículos. Mesmo que haja padrões específicos adotados em cada instituição, alguns controles são indispensáveis, como: consumo e combustível; tempo entre manutenções; fatores de produtividade, como quantidade de carga, capacidade dos veículos e quantidade de viagens realizadas; quantidade e tipo de multas; sinistralidade; e retorno sobre o investimento.

Ao definir os principais KPIs, é importante contar com as ferramentas certas para acompanhar o trabalho e detectar padrões.
A Benner destaca algumas soluções que proporcionam um fluxo de trabalho completo e customizado, para facilitar a tomada de decisões com mais confiabilidade, são elas:

  • Telemetria: proporciona um monitoramento completo do veículo, bem como do comportamento de seu motorista ao volante. Fornece remotamente dados como: localização do caminhão; local das paradas; distância percorrida; temperatura do sistema mecânico; consumo médio de combustível; velocidade média e instantânea. É responsável por tornar o transporte mais seguro, com o monitoramento em tempo real, além de proporcionar a redução de combustível e evitar o desgaste dos componentes do veículo, para ajudar também na padronização da direção e no aumento dos lucros com o transporte;
  • Painéis de gestão à vista: são importantes para divulgar os indicadores de gestão de frota em um espaço compartilhado e garantir uma visão gerencial dos indicadores logísticos. Com esse recurso, todos os colaboradores podem verificar as mesmas informações, o que garante maior antecipação a eventuais erros e proporciona maior alinhamento das informações internas, bem como transparência entre os envolvidos;
  • Dashboards de gestão: são as ferramentas que agrupam as informações obtidas e as transformam em indicadores. Trata-se de softwares de logística e transporte que auxiliam no controle dos KPIs e são incumbidos de gerar gráficos e elementos virtuais para facilitar a visualização dos dados. Permitem ainda que o gerenciamento de informações possa ser feito de acordo com as necessidades do negócio.