Multilog Multilog

Best Practice Day no Brasil terá palestra de especialista internacional em Lean

Publicado em 21/05/2015

A Staufen Táktica, empresa de consultoria internacional de Gestão Lean, traz em seu primeiro evento Best Practice Day no Brasil, nos dias 6 e 7 de outubro, em Itupeva, São Paulo, Jeffrey Liker, autor de inúmeros livros sobre Lean, entre eles, “Toyota Way” e “Toyota Way para Liderança Lean”.

A “Competitividade é o desafio. Transformação Lean é o caminho” é o tema da primeira Conferência Internacional da Staufen Táktica. Modelos e práticas que alavancam a redução de custos e o aumento da produtividade serão debatidos durante os dois dias de evento.

A palestra de abertura com Jeffrey Liker, sobre liderança Lean, enfatizará a necessidade de desenvolver pessoas e cultura Lean, para alcançar alto desempenho. O especialista Lean e professor da Universidade de Michigan apresentará tópicos, em uma organização que busca reduzir os desperdícios e aumentar o valor para seus clientes em todo o seu fluxo, e todo o funcionamento do processo de transformação e seus responsáveis.

Na oportunidade, Jeffrey Liker comentará seu livro mais recente “Developing Lean leaders at all levels: a practical guide”, que traz orientações de como aplicar os princípios da liderança Lean em uma organização. Liker explica que, antes de tudo, está a formação da alta liderança. “Para oferecer coaching aos outros, é preciso estabelecer grupos de trabalho autossuficientes, que, diariamente, estarão melhorando os processos. Todos devem estar alinhados em uma direção comum, por meio de políticas de desdobramentos de metas.”

O Best Practice Day é um evento voltado a executivos, gestores, especialistas Lean e acadêmicos, para ampliar a compreensão sobre o processo evolutivo Lean, na implementação de conceitos, formação de liderança e prática de gestão.

“Eu estou certo que a liderança Lean, como eu tenho definido, pode ajudar o Brasil a ser bem-sucedido e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Se nós observarmos o Lean como um programa de aumento de eficiência, que é imposto para as pessoas e organização – reduza aqui, consolide isso e terceirize aquilo –, então, as organizações nunca desenvolverão a capacidade de aprender como aprender. Isso fará com que sempre enxerguemos apenas os ganhos de eficiência de curto prazo”, define Liker.

Jeffrey Liker já participou de duas edições do Best Practice Day na Alemanha e ressalta a seriedade do evento, que inclui além das palestras, atividades práticas e visitas às empresas. “Aproveitei bastante ambas as conferências e espero que o evento no Brasil seja uma grande mistura de aprendizado e diversão.”