Assinatura Premium Assinatura Premium

Blu Logistics cresce mais de 150% em cinco anos e planeja expandir a exportação de commodities agrícolas

Publicado em 23/01/2019

Com apenas 5 anos de Brasil, a Blu também registrou crescimento no volume de importações marítimas no período, com destaque para cargas da Índia e do Oriente Médio. O resultado fez a companhia subir da sexta para a quarta posição entre os agentes de carga do país

Ao completar cinco anos de operação no Brasil em 2018, a Blu Logistics registrou crescimento bastante expressivo, mais de 150% desde a abertura em 2013. Um dos destaques está nas importações marítimas, especialmente da Índia e do Oriente Médio, que marcou uma alta de 78% no ano passado. As importações marítimas de todos os mercados para o Brasil aumentaram 10% no último ano, mas o resultado foi suficiente para fazer com que a Blu passasse de sexta colocada no ranking de agentes de carga do país para o quarto lugar.

 

“Estamos muito orgulhosos do resultado geral, apesar das dificuldades enfrentadas no mercado em 2018. Foi um ano de muitos desafios e, mesmo assim, conseguimos consolidar a nossa posição na vice-liderança das importações da Ásia para o Brasil. Agora o nosso foco é desenvolver outras origens” disse Gabriel Carvalho, diretor comercial da Blu no Brasil.

 

Outros dados que revelam a expansão da Blu estão no volume de carga direcionada aos principais portos brasileiros. No montante de cargas para o porto de Itajaí, a Blu cresceu 194% ao longo do ano. Já nas movimentações para Santos, o principal porto da América Latina, o registro foi de 45,5%. Rio de Janeiro também demonstrou participação importante para cargas da Blu, aumentando em 23% o volume de carga recebida.

 

“A Blu também fechou o ano com um crescimento significativo no aéreo. O total de processos de importação e exportação do modal aumentou 45%. O número é resultado de negociações e da coordenação operacional do escritório de Campinas, com abertura anunciada no ano passado e equipe altamente capacitada”, explicou o diretor comercial da empresa.

 

Para 2019, o foco está em desenvolver o produto de exportação marítima especializado no agronegócio. No último ano, as exportações ganharam relevância no mercado brasileiro devida à alta demanda internacional, o que permitiu o maior alcance de produtos produzidos nacionalmente.

 

“Além do agro, a companhia também aposta no setor de varejo. Seguindo a tendência mundial, os investimentos vão se concentrar em sistemas de gestão dos embarques e no serviço habilitado em gerenciamento de estoques e pedidos”, explicou Gabriel Carvalho.

 

Em paralelo, o diretor comercial afirmou que a Blu também espera manter números positivos no que diz respeito aos produtos lançados recentemente, como o seguro, desembaraço aduaneiro e a armazenagem, que já compõem o portfólio de serviços logísticos integrados da companhia.