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Brado Logística consolida atuação como operador logístico multimodal

Publicado em 15/04/2016

Para 2016, meta da empresa é transportar 90 mil contêineres

Com pouco mais de cinco anos em operação, a Brado, operador logístico multimodal pertencente ao Grupo Cosan, anunciou uma reformulação na estratégia comercial da companhia. Conhecida como uma das grandes empresas de logística com base ferroviária do País, a Brado ampliou o leque de serviços e, agora, reforça a sua atuação como operador multimodal de transporte.

“A multimodalidade é o nosso novo foco, muito além do transporte de contêiner por ferrovia, o que, por si só, representa, ao mesmo tempo, grandes oportunidades e desafios. Temos conhecimento e experiência comprovados, para agregar inteligência às soluções logísticas e customizá-las, na medida da necessidade dos nossos clientes. A combinação de modais para o transporte de contêineres, foco das operações da Brado, traz agilidade, eficiência e redução de custos na cadeia logística, que inclui o transporte”, destacou o diretor Comercial da empresa, Angelo Baptista.

Em 2015, a Brado Logística transportou quase 78 mil contêineres, o que equivale a mais de 2 milhões de toneladas, e planeja expandir em 15% o volume operado este ano, com a incorporação de mais serviços ao seu portfólio e clientes à sua carteira. “Estamos consolidando as nossas soluções porta a porta, atendendo a uma demanda de embarcadores, que passaram a optar por soluções multimodais, que envolvam a ferrovia no transporte de contêineres, como opção para a reduzir custos em um momento em que empresas de todos os setores passam a perseguir eficiência e produtividade como forma de superar a crise atual”, afirmou o executivo.

Diferentemente de outros operadores, além da expertise, a Brado conta com ativos. A empresa investe sistematicamente em vagões, locomotivas, terminais e em todo tipo de ativo, que possa incorporar eficiência à operação. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu R$ 230 milhões na aquisição de 3.475 contêineres, 2.424 vagões, 13 locomotivas, cinco reachstackers e três pórticos.

“Além da nossa estrutura, o grande diferencial da Brado é a excelência na gestão integrada das interfaces multimodais. No transporte multimodal, há diversas interfaces, que se não forem muito bem administradas, podem aumentar o custo final da operação. Isso envolve assumir compromissos com os clientes e garantir o nível de serviço acordado, por meio de Service Level Agreement (SLA). O nome do jogo é Gestão de Risco. Não se trata apenas de transporte, é muito mais do que isso. Quem não estiver preparado para esse jogo ficará fora. Nós viemos para ficar”, avaliou Baptista. Segundo ele, é possível afirmar que o custo de uma solução completa, oferecida pela Brado, chega a ser de 10% a 15% menor que a concorrência.

Gestão completa
Concentrada em aprimorar as soluções porta a porta, a Brado investe para entregar ao mercado o controle total sobre a operação, a partir da gestão de todas as etapas da operação, inclusive, de serviços que não comercializa, como o início do trânsito aduaneiro, vistoria do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fumigação, aeração, certificação e documentação da carga. “Temos o controle de todas as variáveis que possam alterar o resultado da solução e isso faz toda a diferença no final da operação, pois nos dá a agilidade e a eficiência para identificar e corrigir anomalias em qualquer etapa da operação”, garantiu Baptista.

O novo posicionamento permitirá à empresa expandir a sua área de atuação para além das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde já atua, e consolidar a sua atuação nas regiões Norte e Nordeste.