LogTalk LogTalk

Brado Logística reduz custos e otimiza operações com coletores LXE

Publicado em 11/04/2012

A Brado Logística, provedora de soluções logísticas intermodais para produtos frigorificados, adquiriu unidades do MX7 Tecton Cold Storage e do MX8 para Ambientes Refrigerados e Congelados. Com serviços completos de refrigeração/congelamento, armazenamento e distribuição para as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, a Brado Logística, além de transportar cargas refrigeradas e congeladas, possui terminais que movimentam, em média, 3.000 contêineres por mês.

“Na medida em que a demanda por serviços da Brado Logística crescia, a tecnologia de controle de armazenamento anterior não era capaz de funcionar adequadamente em temperaturas de -25 C° a -30 C°. O modelo causava dificuldades técnicas que exigiam deslocamento de máquinas para outros setores para manutenção ou atualização de software”, afirma Cristiano Saldanha Carneiro, gerente de Tecnologia da Informação da Brado Logística. “Esses fatores influenciaram diretamente em nossa produtividade. Já que a maioria dos produtos armazenados é de perecíveis, que possuem uma vida útil curta, portanto é necessário garantir o giro correto destes produtos para nossos clientes”, completa.

Após uma extensa pesquisa com diversos fabricantes de computadores manuais para empilhadeira em ambientes congelados, a Brado Logística optou por trabalhar com a Honeywell. De acordo com Luis Carlos Hachiya Pinto, account manager da Honeywell Scanning & Mobility, “o MX7 Tecton Cold Storage é um coletor de dados projetado especificamente para uso em ambientes de até -30 °C; ele possui um sistema de aquecimento próprio para o display e a janela do leitor de códigos de barras. Já o MX8, foi o equipamento eleito para trabalhar na área refrigerada e antecâmara, com temperaturas próximas a 0 C°. Além de serem coletores ergonômicos e de alta robustez, também são equipamentos modulares; é possível acoplar acessórios que complementem a portabilidade como capas de borracha e gatilhos removíveis ou, até mesmo, trocar o módulo do scanner”.  

Com a Honeywell, a Brado Logística observou redução de custo significativa após o período de um ano, melhora nos serviços e a equipe tornou-se mais eficaz. “A LXE possibilitou que desempenhássemos nossos serviços dentro das metas e prazos estipulados pelo grupo administrativo. Os produtos foram implementados em 100% dos armazéns e a Honeywell oferece suporte técnico preciso e rápido, o que minimiza as interrupções de trabalho. Atualmente, temos, entre nossos clientes, grandes empresas como o Walmart e a BR Foods”, diz Cristiano S. Carneiro.