Assinatura Premium Assinatura Premium

Braspress investe em tecnologia de monitoramento em tempo real

Publicado em 04/03/2016

Com o Monitor de Processos da Pruvo, transportadora passa a ter ainda mais visibilidade e controle das operações, em todo o território brasileiro

A Braspress, há mais de 15 anos, decidiu desafiar o senso comum e transformar o ambiente produtivo, até então de operações “empurradas“ e total dependência do homem, em um ambiente com conceitos industriais e maior nível possível de automação. Nesse sentido, a companhia, que se tornou referência em tecnologia no setor logístico, deu mais uma cartada: passou a monitorar a produção das esteiras e impressoras de suas filiais no Brasil, em tempo real. Para esse projeto, contou com o Monitor de Processos e consultoria da Pruvo, empresa especialista em Aplication Lifecycle Management (ALM). Os resultados: agilidade na tomada de decisão, mais controle e ganho de eficiência em toda a operação.

“Anteriormente, tínhamos importantes informações represadas. Hoje, conseguimos visualizá-las em tempo real e controlar remotamente cada uma das esteiras e seus principais itens de funcionamento na produção, devidamente sinalizadas, parametrizadas e controladas em suas atividades. Interagir com as filiais em tempo real permitiu-nos, além de seus efetivos controles, maior e mais assertivo poder de decisão, mitigando os principais riscos inerentes aos processos, incluindo possíveis paralizações ou atrasos operacionais, que resultam diretamente na qualidade da produção e dos serviços comercializados”, conta o diretor de Operações da Braspress, Luiz Carlos Lopes.

Alguns números dimensionam o tamanho e a importância do passo dado pela Braspress. Segundo o executivo da transportadora, são 95 filiais próprias existentes, 86 delas dotadas com esteiras de aferição (peso, dimensionamento e rastreabilidade) e responsáveis por mais de 13% da receita faturada, cerca de 500 impressoras espalhadas pelo Brasil, dois sorters (esteiras com sistema automatizado de movimentação e classificação das encomendas), em São Paulo e Rio de Janeiro, e dois compact sorters em Bauru, São Paulo, e Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que somadas produzem, em média, 850 mil serviços de entregas por mês. Tudo controlado em tempo real.

Lopes lembra que a ideia inicial previa apenas o monitoramento de algumas máquinas e esteiras novas instaladas. O projeto cresceu à medida que o Monitor de Processos da Pruvo mostrou ser uma ferramenta flexível, de fácil integração e capaz de se adaptar às necessidades da companhia. Aos poucos, foi ganhando contornos, somando-se às estratégias de controles operacionais e de seu desempenho.

“Com um perfeito afinamento entre as áreas de Tecnologia da Informação (TI), operações e desenvolvimento, as equipes Braspress e Pruvo conseguiram extrair da ferramenta muito mais de sua forma inicial, por meio das demandas, discussões e necessidades reais de uma empresa dinâmica, cujo tempo e qualidade das operações são seus principais desafios. Além da interface, o formato de apresentação (painel de controle), que é cultural na Braspress, tem também as informações originadas dos relatórios, que nos ajudam na visualização e discussão das oportunidades em relação aos resultados produtivos, do funcionamento e do nível de disponibilidade das máquinas”, acrescenta Lopes.

A escolha da ferramenta foi viabilizada também pelo fato de se conectar diretamente com o banco de dados da Braspress, sem a necessidade de reproduzir arquivos que poderiam redundar em novos processamentos, exigir maior capacidade de armazenamento ou até duplicação de máquina. Além disso, por ser uma aplicação web e de fácil acessibilidade, ganhou vantagem, frente à concorrência. “O software é muito mais amigável do que os processos convencionais, permitindo total visibilidade e com formato de simples entendimento, sobretudo quando se tem muitos equipamentos e 86 pontos espalhados em todo Brasil, no controle das operações. Aqui da minha sala, além de comandar as operações, o painel me auxilia no controle e na interação com todos os atores que produzem o nosso negócio, em tempo real e com muita precisão”, declara o diretor de Operações.

“Estamos muito orgulhosos em ter a Braspress como cliente, uma empresa que, tradicionalmente, posiciona-se na vanguarda do setor, com iniciativas sempre inovadoras. Foi um projeto desenvolvido a quatro mãos e tivemos a oportunidade de aprender muito com eles. Sabíamos que o produto tinha enorme potencial para o mercado logístico, os resultados reforçaram essa visão e já têm nos trazido outros interessados da área, no Monitor de Processos”, destaca o diretor da Pruvo, André Sorpreso.

A expectativa é que o modelo de monitoramento escale de acordo com as demandas que a transportadora enxerga como necessárias e de oportunidades. Em termos de controle, as possibilidades são infinitas, especialmente, levando em conta o tamanho da operação: são 8.100 colaboradores diretos e indiretos, 95 filiais, 1.850 caminhões próprios e uma expectativa de faturamento de R$ 850 milhões para 2015. Um caminho que, definitivamente, não tem volta.