Assinatura Premium Assinatura Premium

BV ESG 360: Patrus Transportes recebe certificação de confiança e sustentabilidade

Publicado em 16/12/2021

Selo reconhece o cumprimento de normas ambientais, sociais e de governança não-obrigatórias que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado


Foto: Divulgação

A Patrus Transportes, especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, acaba de receber mais uma certificação que reconhece as políticas da empresa voltadas para questões ambientais, sociais e de governança (ESG): trata-se do selo BV ESG 360, emitido pelo Grupo Bureau Veritas. A conquista, entregue no início desta semana, é uma certificação que atesta o cumprimento de normas que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado.

Ao receber o selo, a empresa comprova que reduz impactos nas sociedades onde atua, ampliando a eficiência, o desempenho financeiro e ganhando diferencial competitivo. A certificação recebida foi a de nível quatro (engajado), que significa que as companhias envolvidas, engajam stakeholders da cadeia de valor e possuem gestão e práticas participativas de ESG.

Para obter a certificação, além de todas as inspeções técnicas e documentais, 35 abordagens foram identificadas a partir de entrevistas com lideranças da Patrus Transportes. O conteúdo mapeia projetos e práticas contínuas desenvolvidas pela companhia, conectadas aos pilares e quesitos propostos para a certificação.

Entre os projetos da empresa avaliados e reconhecidos pelo selo BV ESG 360, foram citados o inventário de emissões de gases de efeito estufa; a frota sustentável; a gestão de resíduos sólidos; a educação e conscientização ambiental; o programa de diversidade, equidade e inclusão; certificação do Sistema B; gestão de água, dos efluentes e de energia; e o Instituto Marum Patrus, braço social da Patrus Transportes criado em 2008, por meio do qual são realizados projetos e ações sociais direcionados aos colaboradores e às comunidades no entorno das unidades da companhia.

O gerente de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Patrus, Vinícius Braga, reforça o compromisso da companhia com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “Antes mesmo da agenda ESG alcançar a atenção do Brasil e do mundo, a Patrus Transportes já compreendia a necessidade de construir uma reputação respaldada em ações engajadas e éticas nessas três áreas.”

Segundo Braga, a sustentabilidade está presente na missão, na visão, nos valores, no propósito, no Código de Ética e é estimulada de forma constante no direcionamento estratégico da empresa. “Para nós, as ações de sustentabilidade viabilizam de maneira direta pilares fundamentais para a saúde da organização”, diz.

“Sustentabilidade e transparência são nossas principais ferramentas para construir um mundo de confiança. No Brasil, cerca de 90% da população busca marcas mais responsáveis e o Selo BV ESG 360 traduz a maturidade das empresas com práticas ambientais, sociais e de governança de acordo com a demanda da sociedade. Ao receber a certificação, a Patrus mostra a seus clientes, fornecedores, colaboradores e toda a sua comunidade que está realmente comprometida em promover mudanças positivas para a sociedade.” – José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.