Multilog Multilog

Cabotagem pode reduzir até 20% do custo do frete de químicos e petroquímicos

Publicado em 05/09/2016

A economia brasileira começa a apresentar sinais de recuperação, mas para vários setores ainda é o momento de cortar custos. Segundo a Log-In Logística Intermodal, na área de químicos e petroquímicos, a cabotagem, transporte marítimo realizado entre portos do mesmo país, pode contribuir para reduzir em cerca de 10 a 20% o custo do frete.

“A cabotagem é a solução logística mais vantajosa para distâncias acima de 1.000 km. O transporte via contêineres permite mais cuidado no manuseio dos itens e menos avarias na carga”, explica o diretor Comercial da Log-In Márcio Arany.

Outra vantagem que torna a cabotagem benéfica para o transporte de químicos e petroquímicos é a segurança. O índice de roubos de cargas é muito baixo, quando comparado a outros modais. “Entre os serviços que oferecemos está o monitoramento 24 horas da carga transportada, que pode ser acompanhado online pelos clientes”, afirma Arany.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), o modal transporta, no Brasil, cerca de 20 tipos de líquidos, principalmente insumos para a indústria, que vão desde soda cáustica a produtos químicos mais complexos, volume que representa 10% do total de líquidos do País. “Ainda há espaço para o crescimento, no mercado. Para se ter uma ideia, a cabotagem é responsável por apenas 9,6% do transporte de todas as cargas do País”, destaca o diretor Comercial.

Soluções logísticas
A Log-In complementa os serviços de movimentação e armazenagem de cargas por meio de terminais intermodais próprios e de terceiros. Um exemplo é o Terminal de São Francisco do Sul, dedicado exclusivamente às operações de armazenagem e cross-docking da Dow Química, cliente que atua nas áreas de químicos especiais, materiais avançados, ciências agrícolas e plásticos. O terminal possui integração com os modais marítimo e rodoviário.