LogTalk LogTalk

Cadeia do frio: sistema potencializa carga de bateria em empilhadeiras elétricas

Publicado em 23/09/2020


As baixas temperaturas afetam o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias na cadeia do frio


Uma cadeia de frio sem interrupções é indispensável para o armazenamento e o transporte de produtos frescos e congelados. No entanto, as baixas temperaturas ambientes que predominam na área de refrigeração, especialmente no verão, acabam representando grande desafio para empresas logísticas do setor, já que reduzem drasticamente o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias.
Segundo Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil, em temperaturas muito frias a energia de uma bateria não é suficiente para um turno completo.

 

"Com 15 graus negativos, por exemplo, as baterias têm uma eficiência de apenas cerca de 60%."

 

Para compensar essa queda no desempenho, a empresa de origem austríaca que se dedica a soluções inovadoras para carregadores de bateria automotivos e tracionários criou o Fronius Cold Logistics, um sistema de carregamento de baterias com sensor de temperatura pré-ajustado, que seleciona automaticamente a quantidade certa de energia para carregar a bateria de modo ideal.

O dispositivo Cold Logistics é uma função adicional desenvolvida especialmente para a linha Fronius Selectiva 4.0, que conta com diferentes funcionalidades tecnológicas e carrega baterias de chumbo-ácido flexíveis de diferentes tamanhos, tensões ou capacidades.

Kroker ressalta que o novo processo de carregamento Ri aumenta a capacidade de desempenho das baterias em temperaturas frias, aquecendo-as no início do processo de carregamento com uma elevada quantidade de energia; e leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a idade e o estado de carga de cada bateria.

 

"Isso minimiza a sobrecarga, reduzindo o consumo de energia e protegendo a bateria. Com as baterias constantemente operacionais e sem longos tempos de espera, o empresário logístico da cadeia do frio se beneficia da alta disponibilidade de sua frota de empilhadeiras e, ao mesmo tempo, pode otimizar seus custos de modo sustentável."