Assinatura Premium Assinatura Premium

Callius adapta sistema LFS da E+P para seu cliente Fond of Bags GmbH

Publicado em 22/04/2015

O prestador de serviços logísticos Callius adaptou todo o sistema de organização de armazéns para seu cliente Fond of Bags GmbH, um fabricante de sacolas ergonômicas das marcas Ergobag e Ping Pong. As exigências incluíram a simplificação do manejamento dos artigos na separação, a redução eficiente dos erros na separação e preparação de pedidos, e a flexibilidade elevada em uma atividade diária, que é altamente oscilante e conta com mudanças de coleção e de temporada.

A decisão recaiu sobre um pacote de logística da Ehrhardt + Partner (E+P), que consiste no gerenciamento de separação LFS.pm para a separação por controle de voz e no módulo Integrated Shipping System (ISS). Para além da criação de rótulos de envio, esse pacote garante, também, um rastreamento (tracking and tracing) irrepreensível de todos os pedidos e, por conseguinte, uma elevada transparência no processo de envio. Como resultado, a separação em suporte de papel é substituída e a segurança inerente aos processos na gestão dos pedidos é multiplicada de forma significativa.

Nas instalações da Callius, em Bergheim, armazenam-se sacolas, sacos de doces para levar no primeiro dia de escola e todos os acessórios que tornam o primeiro dia de escola perfeito. No âmbito da reestruturação, o objetivo consistia em encontrar um sistema moderno, que aumentasse significativamente a rastreabilidade na gestão de pedidos e no respeitante ao desempenho do sistema de coleta. No espaço de apenas seis semanas, a E+P implementou o gerenciamento de separação por voz LFS.pm, uma solução de software especialmente concebida para a separação por controle de voz. Para esse efeito, a empresa utilizou, pela primeira vez, aparelhos de voz do fabricante Topsystem, resultando em uma boa colaboração, que deverá ser continuada em projetos futuros.

Em uma primeira etapa, procedeu-se à adaptação do layout completo do armazém, com 8.000 paletes e 20 mil estantes, tendo em conta a lógica do software. Essa adaptação envolveu, por exemplo, a substituição de toda a sinalética existente nos locais de armazenagem e a reorganização do sistema no software Warehouse Management System (WMS) interno.

“Optamos pelo gerenciamento de separação da E+P, porque nos permite não só desenvolver nosso sistema de separação com mais eficiência, mas, também, beneficiar, ao mesmo tempo, da modularidade da solução. Agora, estamos aptos para, em qualquer altura e com base no gerenciamento de separação, ativar outros módulos de logística, no âmbito do sistema de gestão de armazém. Em nossa atividade diária, que é altamente oscilante e conta com mudanças de coleção e de temporada, isso nos permite manter um elevado nível de flexibilidade e adaptar continuamente nossa logística às exigências atuais”, explica o diretor de Projetos na Callius, Tobias Knopp, sobre os motivos que o levaram a optar pela solução de software LFS.pm.

Anteriormente, os trabalhadores realizavam a separação no armazém com 6.000 m², usando apenas listas de separação e preparação de pedidos. Uma transição atempada para o sistema LFS.pm está igualmente prevista para os clientes restantes da Callius GmbH, que operam na área financeira.

Até 3.500 pedidos separados e preparados por dia
Com o sistema LFS.pm, a Callius separa e prepara até 3.500 pedidos por dia. desde a entrada em funcionamento, compilando, assim, cerca de 1.700 pacotes individuais. Isso resulta em um volume total de 142 paletes de madeira por dia. Além disso, os trabalhadores já podem preparar os pedidos de forma consideravelmente mais fácil: graças à tecnologia Pick-by-Voice, ficam com as mãos livres para, por exemplo, poderem coletar caixas de cartão grandes com mais eficácia.

Os erros inerentes à separação e à preparação de pedidos são evitados de forma eficiente, graças à introdução e confirmação do idioma. O módulo ISS é utilizado no processo de embalamento: ele indica os artigos e as respectivas quantidades que fazem parte do pacote, gera rótulos de envio e assegura uma capacidade de rastreamento irrepreensível. Graças ao controle integrado do peso, minimizam-se eventuais quebras de estoque. Um cálculo antecipado dos meios de manutenção para a expedição permite utilizar a caixa de cartão ideal em todos os pedidos completos e parciais. “A E+P não é apenas uma empresa perita em software e TI. Tem experiência direta no setor de logística e possui uma clara compreensão de nossos processos. Foi por isso que o pacote de logística, que nos foi apresentado, convenceu-nos de imediato”, resume Knopp.