Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Câmera na cabine: Sascar lança solução que indica comportamento de risco

 

Publicado em 31/05/2021

A solução conta com até cinco câmeras que identificam uma série de comportamentos dos motoristas, emite alertas e permite visualização ao vivo
 


Focada na prevenção de acidentes, chega ao mercado as Smart Câmeras Sascar, uma solução avançada de inteligência embarcada, que identifica comportamentos inadequados dentro da cabine do motorista e atitudes à direção que são potencialmente perigosas, como mudança de faixas e aproximação de outros veículos.
A solução possibilita a visualização inteligente das imagens, com painel completo com os indicadores de gestão da operação, alertas e relatórios de infrações. Foram anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia, que precisou de vários estudos, prototipagem, desenvolvimento de algoritmos e muitos testes de rodagem controlada.

 

“Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, e sinais de sonolência e desatenção do motorista como: bocejos, olhos fechados, uso do celular, fumo e olhares frequentes para os lados e para baixo. É uma solução que além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas” - André Moreto, diretor de Marketing da Sascar.


Com essa solução, as informações de infrações capturadas pelas câmeras ficam armazenadas e, posteriormente, é possível gerar relatórios consolidados, criando insights para o gestor de frota e auxiliando na correção do comportamento do motorista.

 

“A maioria dos players possuem sistemas de câmeras MDVR, que não contam com inteligência embarcada e apenas gravam 24 horas sem apontamentos de infrações. Além disso, as imagens não são disponibilizadas em nenhuma plataforma online, sendo necessária a coleta do cartão de memória. Há concorrentes que oferecem apenas as câmeras que detectam fadiga e desatenções e, outros, possuem apenas câmeras ADAS (equipamentos com sensores que identificam aproximações com veículos da frente etc). A Sascar une todas elas, trazendo uma visão completa que contribui com uma excelente gestão de frotas, onde todos os eventos são armazenados em uma plataforma online e única, permitindo, se necessária uma análise pontual, a visualização ao vivo”.


A solução Smart Câmeras, da Sascar, é voltada para transportadoras e embarcadores que se preocupam com a segurança de suas cargas e zelam pela integridade de seus motoristas e veículos, aumentando a prevenção de acidentes no transporte de carga, por meio de uma tecnologia de ponta e acessível.

 

Veja também: