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Cargas de Retorno, programa da JBS Transportadora, promove avanço logístico e sustentável

Publicado em 30/11/2016

Além dos ganhos com logística, a iniciativa diminui a emissão anual de mais de 22 mil gases de efeito estufa

A JBS Transportadora atua desde 2012 com o programa Cargas de Retorno com o objetivo de aumentar a eficiência logística. A prática consiste em realizar transporte de cargas para clientes externos em trechos em que os caminhões transitam vazios, como quando estão indo buscar ou retornando da entrega de cargas (exceto de produtos químicos) da própria companhia. O programa conta também com uma Central de Cargas para melhorar os retornos.

A frota da JBS para o programa Cargas de Retorno conta com três tipos de caminhões: o sider (carregamento lateral), o frigorífico e o de container. Todos são rastreados por satélite, garantindo o cumprimento de metas e compromissos assumidos com fornecedores e clientes, e estão enquadrados em um sistema de gerenciamento que permite a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais.

Para Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora, o principal objetivo do programa é dispor de mais eficiência da frota da empresa e atender melhor as necessidades dos clientes. "Aproveitamos o trecho em que nossos carros transitariam vazios e oferecemos o espaço aos parceiros. Dessa forma, reduzimos custos, ampliamos a atuação sustentável da companhia e disponibilizamos um serviço mais atraente ao mercado”, complementa.

Além do ganho econômico e operacional dos parceiros, essa relação tem como resultado a diminuição de veículos que transitam nas estradas. O desdobramento dessa queda é a redução anual de emissões de mais de 22 mil toneladas de gases de efeito estufa, quantidade equivalente ao total de emissões geradas por 22 mil veículos de passeio no país no mesmo período. Também são economizados por ano cerca de nove bilhões de litros de óleo diesel, além da redução de mais de 22 milhões de quilômetros rodados – o suficiente para dar mais de 561 voltas ao redor do mundo.

A Heineken Brasil é uma importante parceira dessa iniciativa desde o início do projeto. O gerente de transportes da empresa, Ronaldo Pivisan, comenta que o projeto é de grande importância para a Heineken. “Além de contribuir com redução da emissão de CO2 na cadeia logística, reduzimos custos para ambas as partes, tornando o projeto um modelo de ganha-ganha”, comenta.