Multilog Multilog

Cargas do PIM ganham mais agilidade com a chegada de dez novos guindastes RTG

Publicado em 18/09/2014

A agilidade na movimentação de cargas do Polo Industrial de Manaus (PIM) será otimizada com a chegada dos novos guindastes empilhadores de contêineres sobre pneus ou Rubber Tyre Gantry Crane (RTG), adquiridos pelo Grupo Chibatão. Os novos equipamentos começaram a desembarcar no complexo portuário no dia 17 de setembro.

Com os RTGs, uma movimentação que leva cerca de uma hora e meia para ser concluída, será realizada em pouco mais de oito minutos, devido à funcionalidade de remoção de contêineres que o equipamento dispõe, o qual, no pior cenário, terá apenas quatro remoções de contêineres a realizar. Atualmente, o Grupo é o responsável por mais de dois terços da movimentação de cargas que chegam e saem de Manaus por navegação de longo curso e cabotagem.

“Esse investimento faz parte do nosso pacote de modernização 2014 e 2015. Com os novos guindastes, além de reduzir o tempo nas operações, também teremos redução na área ocupada por contêineres, nos pátios do terminal portuário do Grupo”, afirma o gestor do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis.

Já com seis desses equipamentos em operação, o Grupo é o único na região Norte a possuir a tecnologia, colocando a unidade entre as mais eficientes e produtivas do País. “Cada novo guindaste substitui a operação de três empilhadeiras, atualmente utilizadas para a mesma tarefa, além de possibilitar o aumento de cinco para seis o número de contêineres empilhados em cada coluna”, explica o gestor.

Na prática, o RTG é um pórtico com mais de 30 metros de altura, capaz de passar sobre os pátios de armazenagem e deslocar, por um sistema de cabos de içamento, qualquer contêiner, mesmo que esteja no meio da pilha, sem a necessidade de movimentar ou transportar outras unidades.

De acordo com Fidelis, os dez novos equipamentos estarão 100% operantes já no primeiro trimestre de 2015.