Assinatura Premium Assinatura Premium

Carrefour e STILL: uso pioneiro do hidrogênio na intralogística

Publicado em 03/12/2018

Carrefour e STILL implementam a maior frota de equipamentos movidos a célula de combustível de hidrogênio da Europa

A empresa francesa de varejo Carrefour conta com uma frota de 137 equipamentos de armazenagem da STILL movidos a hidrogênio em sua nova base logística em Vendin-Le-Vieil, norte da França, considerado a maior frota de empilhadeiras movidas a célula de combustível em toda a Europa até agora. Através do projecto HyLIFT-EUROPE, patrocinado pela União Europeia, implementado em duas fases, os parceiros estabeleceram um marco do uso do hidrogénio como fonte alternativa de energia e demonstram que a tecnologia no trabalho logístico diário é solução comprovada.


A Carrefour Supply Chain, subsidiária de logística do varejista francês Carrefour, celebrou a operação da maior frota de empilhadeiras com célula de combustível da Europa durante o evento de conclusão do projeto em Vendin-Le-Vieil, França, em 22 de novembro. Como parceiro do projeto para as operações de intralogística, a STILL equipou o projeto patrocinado pela UE com um total de 137 equipamentos com célula de combustível movida a hidrogênio: 36 empilhadeiras retráteis FM-X, 78 selecionadores de pedidos horizontais CX-S, 6 equipamentos elevadores de dois andares EXD-S e 17 paleteiras EXU-S. Björn Grünke, Energy Systems Product Manager da STILL, explica: “Estamos orgulhosos por termos implementado com sucesso a maior frota de equipamentos movidos a hidrogénio em toda a Europa até agora. A STILL implementa regularmente projetos de hidrogênio com uma variedade de grande de equipamentos desde 2013. Nosso objetivo é oferecer aos clientes aos clientes a melhor solução para eles. A célula de combustível movida a hidrogénio é uma tecnologia que oferece muitas vantagens a este respeito, e disponibilidade máxima. ”

A Carrefour Supply Chain é composta por 60 armazéns. A partir da nova base logística, o Carrefour abastece cerca de 360 filiais de vários tamanhos no norte da França - de uma superloja a um shopping center local. Entre 14.000 e 16.000 artigos diferentes - principalmente bebidas, alimentos e itens de drogaria - são armazenados em paletes em uma área de 58.000 m2 na base logística. Funcionários do centro de logística, que trabalham de dois a três turnos, selecionam paletes cheios e misturados com mercadorias para os ramos individuais. É por isso que a disponibilidade de equipamentos tem prioridade máxima. O reabastecimento rápido e fácil dos equipamentos com hidrogênio como fonte de energia é uma vantagem: o sistema de célula de combustível dos equipamentos é recarregado em apenas três minutos e tem energia suficiente para um tempo médio de operação de 6 a 8 horas. A estação de armazenamento e compressor de hidrogênio está localizada ao ar livre, próxima do prédio. A partir daí, o hidrogênio é distribuído através de tubulações para um total de três distribuidores de reabastecimento instalados em várias posições estratégicas no edifício.


Assim como a construção do local, os equipamentos também foram entregues em duas fases: a STILL forneceu os primeiros 57 equipamentos em operação em setembro de 2017, e outros 80 equipamentos foram fornecidos em janeiro de 2018. O diretor local do Carrefour, Alain Audegond, está entusiasmado com a performance e desempenho do manuseio dos equipamentos com célula de combustível: “Usando uma frota de equipamentos movidos a hidrogênio, conseguimos não apenas reduzir nossa emissão de C02, mas também fornecer à nossa equipe sistemas de manuseio simplificados e ergonomicamente projetados, como resultado da eliminação da troca de bateria. A estação de reabastecimento de hidrogênio também não tem necessidade de um espaço fechado, por isso pudemos instalá-la diretamente ao lado das rampas. Por fim, precisamos de menos equipamentos no geral, e para os equipamentos de célula de combustível, não precisamos trocar baterias e nem de um local destinado a isso.”


O projeto, que foi coordenado pela Empresa Comum Fuel Cells and Hydrogen (FCH JU) e pela consultora Ludwig-Bölkow-System Technology, foi implementado pelo Carrefour e pela STILL em conjunto com a Air Liquide como fornecedor de tecnologia de hidrogénio e com Plug Power da Europa, fornecedora líder de hidrogênio industrial e produtos de célula de combustível, como parceira para as células de combustível.