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Carreta é desenvolvida para reduzir custos, poluentes e aumentar carga

Publicado em 21/06/2021


Entre outros aprimoramentos, veículo desenvolvido pela Tegma, em parceria com a Liess, substitui aço carbono por alumínio

 

A demanda de um antigo cliente que transporta inspirou o desenvolvimento da carreta. A proposta era por reduzir custos com o consumo das carretas – que vinham crescendo gradualmente - e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de descarga, pois a unidade onde os produtos eram entregues deixaria de funcionar no período noturno, ou seja, fatores externos e de estrutura alheia que não poderiam ser alterados. 

Para desenvolver a carreta, a Tegma partiu da substituição do aço de carbono por alumínio. 
Dentre os fornecedores consultados, a Liess aceitou o desafio, pois seu processo de fabricação de caminhões já era individualizado, como explicou Rafael Molero, gerente de Operações da Tegma encarregado de coordenar, junto com os engenheiros da Liess, o desenvolvimento da nova carreta. 


“Optamos pelo alumínio porque esse material não exige a mesma manutenção que o aço carbono e, por ser muito mais leve, permite transportar um volume maior do produto e reduzir custos de transporte, como combustível e pedágio.”

Para a fabricação do protótipo da nova carreta foram levados em conta desde aspectos gerais – como a construção da caixa de carga em alumínio – até detalhes aparentemente menores, mas que proporcionaram importantes ganhos. Por exemplo, a colocação de três eixos – em vez dos quatro eixos do bitrem -, sistema de descarga mais rápido e silencioso e uso de pneus mais baixos e estreitos, que aumentam a estabilidade e reduzem a aderência, diminuindo o consumo. 
Os resultados desse projeto, que confirma a postura inovadora da Tegma ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, mostraram-se altamente positivos. Em comparação com as carretas utilizadas anteriormente - e que foram substituídas pelo novo veículo – houve uma elevação da vazão de descarga de 41%. 


“Com esse novo sistema, podemos descarregar mais caminhões no tempo anteriormente gasto ou a mesma quantidade de carretas em tempo menor”.

Além disso, as carretas de alumínio permitem a redução de 10% nos custos de pedágios em razão do menor número de eixos, além de uma economia de 9% no consumo de combustível e 10,6% na emissão de poluentes. 
O perfil inovador da Tegma não se esgotou com o desenvolvimento da carreta. Em conjunto com os engenheiros da Liess a empresa avalia permanentemente a possibilidade de aprimorar detalhes que possibilitem atender cada vez com mais efetividade os desafios apresentados pelo cliente. Entre essas mudanças, foi diminuído o comprimento do veículo abatendo o peso total em cerca de 300 quilos e colocado um sistema que permite suspender dois eixos quando o veículo trafega vazio, o que reduz o valor pago no pedágio e o consumo de combustível. 
A carreta foi desenvolvida pela Tegma para o atendimento de um cliente específico, mas pode ser utilizada para o transporte de qualquer carga a granel, com todas as vantagens e ganhos até agora alcançados.