Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Castertech otimiza processos e eleva confiabilidade com tecnologia Blockchain

 

Publicado em 13/01/2022

Por meio do sistema, é possível lançar dados de forma rápida e direta, sem intermediários, com economia de tempo e minimização de possibilidades de erro


Foto: Divulgação

A tecnologia Blockchain foi aliada a elementos da indústria 4.0 para inovar os processos da Castertech, uma das Empresas Randon. O objetivo é tornar a cadeia de suprimento de peças automotivas mais eficiente e transparente e a empresa já colhe resultados.

O sistema Blockchain permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente – o funcionamento do sistema deu origem ao nome. O controle das informações, antes feito de forma manual, menos tecnológica, dá lugar ao lançamento de dados de forma rápida e direta, sem intermediários.

“Chegamos a um outro nível de transparência e confiabilidade dos nossos produtos, permitindo ao cliente visualizar dados pertinentes de cada uma de nossas peças, para validá-los e, dessa forma, assegurar a qualidade do que produzimos.” – Leandro Correa, diretor da Castertech Fundição e Tecnologia.

O principal impacto é o ganho de tempo e de transparência. Anteriormente, uma grande quantidade de informação era levantada de forma manual e reativa, e havia a necessidade de validação de dados, com o envolvimento de muitas pessoas – e muitas horas de trabalho – tanto do cliente, quanto da Castertech. “Com a rastreabilidade online das peças uma a uma de forma digital, eliminamos a possibilidade de erro humano no lançamento dos dados e concentramos as informações rapidamente, com auxílio da indústria 4.0”, explica Correa.

A capacidade de rastrear a procedência e as características das peças pode resolver problemas como reduzir a quantidade de ineficiência e falta de clareza das informações em determinadas fases do ciclo de vida da peça. Com o rastreamento sistemático da origem de cada peça automotiva, por exemplo, a Castertech e os clientes da rede têm a possibilidade de identificar rapidamente a fonte e criar uma trilha de auditoria imutável. Mais transparência, mais eficiência, menor tempo e menor custo das transações.

O cliente enxerga os dados disponibilizados para ele. Outros, sigilosos do processo da Castertech, podem ser visualizados apenas internamente. “Ou seja, um sistema altamente inteligente que fornece as informações que cada um dos clientes precisa, no momento que é necessário”, afirma Correa.

Segundo o diretor da Castertech, a tecnologia blockchain por si só já expressa confiança. Além de tornar o processo de rastreabilidade muito mais digital e eliminar perda de tempo no registro, na conferência e na busca das informações, quando necessárias, a empresa disponibiliza os dados com respeito à visão de cada cliente e atenção à segurança da informação e ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A implantação do projeto contou com a colaboração do Instituto iCoLab e do Instituto Hercílio Randon (IHR).

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Blockchain no olhar de Supply Chain
Apesar de seu potencial, a blockchain ainda tem um longo caminho para atingir a maturidade total e a adoção em grande escala, em outras áreas, como logística e operações

 

 

Veja também: