Assinatura Premium Assinatura Premium

Caterpillar fecha acordo com Westport

Publicado em 11/06/2012

A Caterpillar, fabricante de equipamentos industriais, assinou acordo com a canadense Westport Innovations, produtora de motores de gás natural, para desenvolver equipamentos, com foco em caminhões voltados para a área de mineração e locomotivas. O programa foi motivado pela forte demanda de clientes e será financiado pela Caterpillar.

As duas empresas vão trocar tecnologia e conhecimento. Para desenvolver os sistemas, serão integrados os motores e equipamentos industriais produzidos pela Caterpillar com a Injeção Direta de Alta Pressão (HDPI) desenvolvida pela Westport.

“Esta é uma significativa oportunidade que tem potencial de transformar importantes segmentos da indústria de equipamentos off-road”, afirmou David Demers, presidente da Westport Innovations, por meio de comunicado.

Embora o objetivo inicial do acordo sejam os caminhões e locomotivas, as pesquisas podem evoluir também para uma variedade de equipamentos elétricos, industriais e maquinários e para exploração marinha e de petróleo.

As pesquisas serão iniciadas imediatamente para o desenvolvimento de motores, tecnologia de combustão e sistemas de combustível. No entanto, a produção comercial vai começar apenas daqui a cinco anos, segundo a companhia.