Assinatura Premium Assinatura Premium

CD da Belenus tem sistemas de armazenagem da ULMA Handling Systems

Publicado em 03/03/2020

Armazém automático, de alto desempenho, opera 24h/dia com mais de 60 mil SKUs

 

Belenus e ULMA Handling Systems, são parceiras desde 2002, quando cresceram os negócios da Belenus, junto com o aumento da demanda de pedidos e a necessidade de inovar e investir em tecnologia para agilizar as operações de intralogística.
A ULMA Handling Systems foi escolhida para implementar um projeto com caráter totalmente inovador no segmento de metalurgia e que tinha como objetivo otimizar os processos, aumentar a área de estocagem sem expandir a superfície ocupada, promover a agilidade no preparo de pedidos aos clientes e apoiar a expansão dos negócios.

 

“Quisemos transformar o CD em uma estação de alta performance para atendimento de pedidos de clientes em todo Brasil”, destaca João Marcos Lucas, presidente da Belenus, que produtos para Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Bolívia.

 

“Somos a única empresa de nosso segmento a ter um armazém totalmente automatizado com apoio da ULMA Handling Systems que nos trouxe uma solução de nível global”.

 

Os sistemas de armazenagem

No armazém automático, destacam-se duas soluções, que combinadas resultaram em aproximadamente 10.000 m2 de armazém verticalizado. São elas:

  • Compact System: Destinado à armazenagem de caixas de madeira com base de palete do tipo PBR e baixa altura, proporcionando ocupação muito maior do estoque de produtos de dimensões volumosas. É composto por nove transelevadores em operação e capacidade de armazenagem de quase 15.000 paletes.
  • Mini Load: Para armazenagem de itens de menor volume e venda fracionada que são depositados em caixas plásticas movimentadas por seis transelevadores em seis corredores. O Mini Load tem capacidade para armazenar 35 mil caixas e é assistido por transportadores automáticos que movimentam as caixas com apoio de mesas elevadoras pneumáticas, elevadores de cargas e tem um sistema Pick to Light, em determinados pontos da estrutura para a separação de itens fracionados.

 

“Cada subsistema foi projetado para dar resposta às características de cada perfil de produto e são integrados ao processo de preparação de pedidos, que é assistida por uma rede Picking to Light.” - Marcelo Bueno, presidente da ULMA Handling Systems no Brasil.

 

Sistema integrado de reabastecimento do armazém

Outro destaque da solução é o sistema integrado de reabastecimento do armazém de paletes para o armazém de caixas. Os movimentos dos robôs transelevadores são otimizados quando um palete é levado até as estações de picking e o operador é orientado pelo software de gestão, através de monitores, sobre a necessidade de fazer reabastecimento daquele SKU que está sendo manipulado.

 

Máximo resultado

O presidente da ULMA, explica que o projeto desenvolvido para a Belenus foi uma instalação especial por se tratar de elementos de fixação, um produto pesado, exigindo estruturas metálicas extra resistentes para suportar essa condição.

 

“Nosso time de especialistas atuou desde a concepção da estrutura até sua implantação, instalação do software de gestão de armazém (SGA ULMA) e no treinamento dos colaboradores da Belenus para alcançar o objetivo de maximização do estoque e baixo custo, em uma operação que atende o Brasil e países do Mercosul, com expedição de pedidos entre 2kg a 10 toneladas diariamente.”

 

Capacidade operacional

Inicialmente, o armazém automático recebeu 20 mil SKUs, entretanto, atualmente e após uma atualização de projeto, esse número alcançou a 60 mil SKUs. O CD opera 24 horas por dia, divididas em três turnos para preparar e expedir os produtos.
O presidente da Belenus, diz que sem o armazém automático seria inviável manter a operação com eficiência. Entre as dificuldades de um armazém não automatizado, estariam o grande espaço ocupado pelo estoque horizontal, manter a acuracidade de um estoque com 60 mil SKUs, além do número expressivo de pessoas envolvidas no processo de preparo de pedidos e toda a gestão do CD.

 

“Ganhamos em tempo para a preparação dos pedidos, agilidade na entrega aos clientes, acuracidade do estoque e redução de mão de obra manual em todo o processo, desde a separação até expedição de pedidos. A automação do CD deu à Belenus fôlego para ampliar negócios e atender o maior número de clientes, seja no Brasil, seja no Mercosul.”