Assinatura Premium Assinatura Premium

CD da Dafiti em MG é automatizado pela Connexxion Brasil

Publicado em 02/09/2020


Com a automação, o CD da Dafiti poderá aumentar a capacidade de armazenagem e expedição de forma modular


Consultoria especializada em supply chain, logística e engenharia industrial, a Connexxion Brasil foi parceira da Dafiti, maior e-commerce de moda no Brasil, na implantação do Centro de Distribuição (CD) da empresa em Extrema (MG). A parceria envolveu a definição da melhor tecnologia para a operação do cliente e o acompanhamento da implementação (PMO) de um novo CD e da importação e montagem dos equipamentos de automação.

 

O projeto do CD da Dafiti

O projeto foi desenvolvido em duas fases – definição das soluções de automação e de armazém e o acompanhamento de todas as frentes de trabalho de implantação do CD.

Na primeira fase, a Connexxion auxiliou a Dafiti na escolha entre três conhecidos integradores de tecnologia de transporte e armazenagem com uma metodologia de aderência de cada solução apresentada à realidade operacional do cliente. Na segunda fase, o foco do time de projeto era na gestão de todas as nove frentes de trabalho, utilizando ferramentas do PMBOK e de Gestão Ágil para garantir fluidez no fluxo de informações e velocidade na tomada de decisão.

O novo CD tem área de piso de 54.000 m² de ABL e capacidade inicial de 6,5 milhões de unidades, com oportunidade de expansão para até 84.000 m² de ABL e 14 milhões de unidades. A automação empregada possibilitará a Dafiti crescer sua capacidade de armazenagem e expedição sem necessidade de um CD maior, atendendo à demanda projetada para os próximos anos através de investimentos modulares na própria automação instalada.

 

Os desafios

O projeto enfrentou três grandes desafios. O primeiro foi o acompanhamento das entregas da obra civil e da importação dos equipamentos de automação importados. Muitas variáveis impactavam diretamente no prazo de entrega de cada linha do cronograma, e diversas reuniões multiáreas foram realizadas para realinhamento de prioridades e de expectativas de datas de entrega.

Outro grande fator de controle foi o orçamento do projeto, já que uma grande porcentagem do capital empregado estava atrelada ao dólar, que sofreu enormes variações no decorrer do projeto. O time de projeto era constantemente desafiado a buscar soluções mais baratas, com a mesma eficiência, para balancear parte da variação do câmbio do período.

E, por fim, ao final da montagem dos equipamentos de automação e início dos testes integrados, a pandemia do coronavírus impossibilitou a vinda dos técnicos mais experientes para o Brasil, forçando uma nova reorganização nessa frente crucial do projeto sem grande impacto na data do go-live.

 

Resultados

A data de go-live e o orçamento não sofreram grandes impactos em relação ao plano acordado com a Dafiti. Os benefícios que o novo CD e a nova automação possibilitarão para a Dafiti poderão ser sentidos já nas entregas de Black Friday deste ano – é esperado um aumento significativo na produtividade de picking, alinhada ao já percebido ganho em área de armazenagem.