LogTalk LogTalk

Cemil anuncia adoção de sistema de rastreabilidade da SIG

Publicado em 21/10/2021

Com o PAC.TRUST, empresa mineira de laticínios aumentou a visibilidade de toda a cadeia; tempo de rastreabilidade total caiu de 6 horas para 30 minutos


Foto: Divulgação

A Cemil, empresa de laticínios de Minas Gerais, anunciou a adoção da solução PAC.TRUST da SIG. O sistema foi implementado na operação da Cemil em Pato de Minas (MG) com o objetivo de gerenciar toda a cadeia logística em tempo real. Entre os ganhos mais expressivos está a diminuição de tempo de rastreabilidade: de 6 horas para 30 minutos.

Outros benefícios anunciados pela Cemil foram a redução de 17% no tempo de separação e carregamento, a queda de 31% nas ocorrências logísticas e a identificação e tratamento de 100% das causas raiz de ocorrências.

Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (20) para apresentação do projeto, o presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, agradeceu o empenho da SIG nesse projeto, classificado por ele como “audacioso e inovador”.

“Esse projeto mostra que a conduta conjunta das empresas é de responsabilidade com a segurança do alimento e com a vida das pessoas. Hoje, todo o comércio e o varejo responsáveis querem ter a segurança do que estão vendendo, de que os produtos sejam de origem confiável e venham de uma empresa que trabalhe com seriedade. Temos pela frente um futuro com segurança, transparência, ética e responsabilidade.” – Vasco Praça Filho.

Ricardo Rodrigues, CEO e Gerente Geral da SIG nas Américas, ressaltou que as empresas já são tradicionalmente parceiras. Segundo ele, é preciso apoiar o cliente por meio de soluções seguras, integradas e eficientes.

“Nós desenhamos e implementamos uma solução focada em otimização e gestão de qualidade, que monitora o produto desde a fábrica até o ponto de venda. Temos a determinação de diferenciar a marca e aumentar a confiança dos clientes. Essa solução vai trazer benefícios para o varejo por meio de processos integrados e rastreáveis, com impacto positivo em toda a cadeia produtiva de alimentos.” – Ricardo Rodrigues.

O PAC.TRUST

Com o PAC.TRUST da SIG, a Cemil pode fazer a rastreabilidade do produto por meio de um sistema automatizado, ao monitorar os volumes desde a saída da embalagem da linha de envase até a entrega nos pontos de venda. Essa digitalização completa do processo logístico elimina a necessidade de coleta manual de dados e revalidações, o que ameniza erros e desvios por registro incorreto. A solução permite que a Cemil reduza o tempo em medidas e ações de rastreabilidade, simplifique as auditorias e traga ainda mais segurança a todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos.

O processo de rastreabilidade escolhido pela Cemil começa após o envase das embalagens cartonadas. Cada item é codificado individualmente com um código 2D que se refere aos dados do lote e ao tempo de envase. Na paletização, uma etiqueta é atribuída a cada palete com um código QR único que permite relacionar os dados dos produtos ali contidos à etiqueta de identificação e monitorar eletronicamente sua movimentação em tempo real através da leitura e distribuição das ordens de serviço, que atualmente são monitoradas durante todo o ciclo de armazenamento e transporte até o ponto de venda.

Em resumo, o sistema oferece uma “visão de raio-X” de toda a distribuição, o que permite identificar possíveis gargalos logísticos.

Para Carlos Rios, gerente de Soluções Digitais da SIG América do Sul, essa solução proporciona à Cemil uma melhor gestão de toda a cadeia logística, além de mais segurança para os clientes. "A parceria com a SIG e a utilização da solução digital PAC.TRUST trazem à Cemil melhor controle e maior produtividade, além de total visibilidade da cadeia logística, facilitando o recall de qualquer produto. Dessa forma, a Cemil garante a segurança e a qualidade dos produtos”. 

Além dos benefícios para os processos produtivos e para o cliente final, a nova solução também foi uma tentativa da Cemil de se adaptar às novas exigências dos varejistas, que demandam cada vez mais processos de rastreabilidade eficientes dos fornecedores. Outras vantagens para os varejistas são segurança no tratamento rápido de desvios, eficiência e precisão de rastreabilidade, gerenciamento de dados de vencimento e intertravamento FIFO, acompanhamento de entrega, segurança e assertividade nas entregas via verificação cruzada.