Multilog Multilog

Centauro e Nike reduzem custo de implementação de WMS com apoio da Anggle

Publicado em 27/09/2023

Por meio de abordagem orientada a dados, Anggle ajudou a assegurar eficiência nos processos logísticos; ao todo, projeto demandou 5 mil horas de trabalho, com a realização de mais de 2 mil testes

Por Redação

Centauro e Nike reduzem custo de implementação de WMS com apoio da Anggle
Foram empregadas 5 mil horas de trabalho (Foto: Divulgação)

A Centauro e a Fisia (Nike), do Grupo SBF, diminuíram o custo de implantação de WMS por meio de parceria com a Anggle, marca do Grupo JBQ.Global especializada em testes de software. Para auxiliar na implementação do sistema desenvolvido pela Senior, foram empregadas 5 mil horas de trabalho e realizados mais de 2 mil testes, evolvendo tanto as operações de entrada quanto de saída, além dos procedimentos de inventário.

Adicionalmente, foram conduzidos cerca de 500 testes específicos para recebimento e armazenagem para validar a aderência do sistema às necessidades dos usuários.

O trabalho da Anggle foi empregado para viabilizar a entrega, abrangendo as etapas de “Full Cycle Testing”, que percorreu todas as etapas de desenvolvimento de software, e “Testes Automatizados”, com foco na maximização da eficiência e confiabilidade do processo.

A validação se estendeu também ao ambiente de homologação, onde todas as operações foram minuciosamente simuladas. Essa abordagem permitiu a validação dos processos de conferência de volumes, recebimento, armazenamento e outros, garantindo uma avaliação abrangente de todas as funcionalidades.

DESAFIOS

De acordo com a Anggle, a equipe se viu diante de desafios que demandaram soluções precisas e criativas ao percorrer do projeto, como a complexidade do sistema WMS, que envolvia dominar as múltiplas opções e parâmetros de configuração do sistema WMS, apresentando uma complexidade única. Além disso, foi necessário otimizar a integração via API, agilizando os testes por meio da Interface de Programação de Aplicativos para substituir a utilização dos métodos manuais.

Outro desafio foi a eficiência na geração de massas de testes, integrando informações para criar massas de testes altamente precisas para os sistemas dos coletores físicos. A equipe também teve que garantir a conformidade documental, assegurando que o projeto estivesse em conformidade com diferentes documentações e requisitos dos centros de distribuição (CDs) da Centauro e Fisia.

A abordagem completa do processo logístico considerou desde a conferência de volumes até a expedição e inventário estático, abrangendo todas as etapas do processo logístico. Isso exigiu testes funcionais detalhados e parametrizações precisas para garantir o desempenho do WMS.

A equipe também teve que criar uma simulação precisa do ambiente de homologação, refletindo fielmente o processo operacional para assegurar resultados confiáveis, bem como antecipar problemas era uma prioridade, identificando e prevendo problemas e potenciais danos antes da implementação.

A gestão da alta demanda também foi um obstáculo, sendo necessário lidar com a alta demanda de entrada de pedidos e processamento no sistema, além da necessidade de dominar a leitura de dados em massa, i para simular as operações diárias do cliente.

SOLUÇÕES

Segundo a empresa, foram empregadas diversas estratégias para alcançar os objetivos. Primeiramente, a Anggle otimizou os testes manuais, utilizando formatação e interface de programação de aplicação para agilizar o processo e garantir resultados precisos.

Além disso, adotou uma abordagem estruturada em etapas, com um planejamento detalhado e uma execução organizada, começando por etapas bem definidas. Por meio do registro detalhado e centralizado dos casos de teste e evidências, foi possível manter tudo em um sistema abrangente para um acompanhamento mais eficiente.

A empresa também fez uso de ferramentas específicas, baseando-se nas documentações do cliente para o planejamento dos testes. A cobertura integral logística abrangeu todas as etapas do processo logístico para garantir uma compreensão completa.

Os testes foram rigorosos, sendo realizados minuciosamente tanto no WMS-Web quanto no ambiente de homologação, assegurando a funcionalidade em ambas as plataformas. A automação inteligente desempenhou um papel importante na geração de massas de testes e na identificação de problemas recorrentes.

Além disso, a empresa utilizou um framework de automação para automatizar a entrada de pedidos via API, bem como estratégia Data-Driven Testing para melhorar a eficiência e a cobertura dos testes.

A identificação e correção de gaps de performance foram feitas com base em resultados automatizados. Segundo a Anggle, a comunicação com o cliente foi transparente, com o envio diário de relatórios que forneciam informações precisas para tomada de decisões fundamentadas.

RESULTADOS

Em comunicado à imprensa, a companhia informou que as estratégias de teste resultaram na redução de custos de implantação e obstáculos pós-implantação, superando a complexidade da implementação do WMS e resultando na satisfação do cliente. A identificação e correção de erros durante os testes conferiram maior confiabilidade e qualidade na implementação do sistema, ao passo que a agilidade na execução dos cenários de testes otimizou o processo de desenvolvimento e teste.