LogTalk LogTalk

Central de gerenciamento operacional da Cesari Logística é destaque em premiação do SETCESP

Publicado em 10/12/2018

O projeto, que foca na visibilidade de informações da operação de transporte em tempo real através de monitoramento online, venceu na categoria Gestão Econômica Sustentável do 4º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno

A Cesari Logística foi a vencedora na categoria Gestão Econômica Sustentável do 4º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno, que foi realizado no dia 27 de novembro no Hotel Transamérica Nações Unidas em São Paulo, com o projeto “Central de Gerenciamento Operacional - CGO”, que é uma metodologia de gestão com foco na visibilidade e informação em tempo real de toda a operação de transporte através de monitoramento online.

A implementação desse projeto surgiu da necessidade de informações confiáveis e pontuais, do uso da telemetria como ferramenta de prevenção, do monitoramento do controle eletrônico de jornada, entre outros aspectos do cenário interno e externo da operação que foram levantados pela empresa.

Após a análise desses dados a Cesari decidiu criar o CGO com um modelo de trabalho baseado em uma torre de controle, iniciativa pouco difundida no mercado. A metodologia de gestão aplicada tem como objetivo primário agilizar o processo de tomada de decisão em transportes, disponibilizando à equipe operacional informações de forma rápida, objetiva e em tempo real, integrando os três níveis de decisão: operacional, tático e estratégico.

A missão do projeto é tornar a Cesari Logística uma empresa reconhecidamente mais segura no transporte de produtos químicos, além de agregar valor por meio da gestão de alta performance e aumento do nível de serviço.

RESULTADOS

O projeto já conta com 310 veículos monitorados via GPS, o que torna as operações mais seguras e previne acidentes. No total, foram R$ 2,5 milhões em economia e um aumento na aderência da entrega e da coleta, respectivamente 34% e 25%, e, também, redução de 19% na emissão de CO² com o uso da telemetria.

Além disso, houve redução de 14% no índice de excesso de velocidade, de 56% na taxa de seguro de cargas, de 28% no índice de violações de jornadas e também diminuição na taxa de seguro de responsabilidade civil e armazéns, nos custos com apólices de frota e com tecnologia de rastreamento.

“A torre de controle é um instrumento tanto de logística como também de aprimoramento de indicadores de performance, através dos números gerados por ela nós conseguimos identificar falhas para providenciarmos a correção e alavancar os resultados da empresa. Esse sistema é, com certeza, uma ferramenta muito importante que vai nortear as ações futuras da Cesari tanto para a melhoria de produtividade como para redução de custos, a ideia é sempre aprimorarmos esse projeto”, explicou Sérgio Sukadolnick, executivo de relações internacionais na Cesari Logística.

“Foi um prazer enorme estar nesse evento e foi uma honra ser premiado diante de tantas boas iniciativas que acompanhamos concorrendo ao Prêmio. Para nós, é muito importante o reconhecimento do SETCESP e do corpo de jurados que esteve presente”, finalizou Gideoni Domingues de Goes, gerente operacional da Cesari Logística.

Vale lembrar que a Cesari Logística, também levou o troféu na categoria Responsabilidade Social com o projeto “UCC - Universidade Corporativa Cesari”, que capacita os colaboradores do grupo e, também, a comunidade.

O 4º Prêmio de Sustentabilidade Setcesp & Transporte Moderno teve o patrocínio de Buonny, Scania, Veloe, Consórcio Maggi, KIA Motors, MAN Latin America, Mercedes-Benz e Pósitron.