LogTalk LogTalk

Certificação ISO 39001, que trata da segurança viária, já pode ser requerida no Brasil

Publicado em 27/11/2015

A certificação ISO 39001, que ajuda a reduzir o número de acidentes em rodovias com transporte de caminhão, ônibus e frotas leves, foi traduzida, em novembro, para o português.  Com isso, as empresas já podem requerer a certificação no País.

No Brasil, a Volvo adota os princípios/conceitos da norma ISO 39001 e incentiva as empresas ligadas ao setor viário a também adotarem a certificação. Para as transportadoras, a vantagem é a redução de custos com combustível e ganho de manutenção, além de diminuição do número de acidentes. 

A norma internacional de certificação de ISO 39001 em gestão de segurança viária trata do planejamento das ações de segurança no trânsito, a partir da identificação das distâncias percorridas, tipo de veículo, clima, volume de produtos e serviços providos pela organização. São considerados fatores intermediários de segurança o planejamento da viagem, a capacitação dos motoristas, a definição de velocidades seguras, o uso de veículos adequados à carga, a resposta a acidentes e sua investigação.

A ISO 39001 contempla diversos itens e critérios fundamentais para a gestão em segurança viária, como engajamento das lideranças da empresa, motoristas bem treinados e com jornadas de trabalho adequadas, análise dos acidentes para reduzir os riscos, programas de renovação e manutenção da frota.

Com a adoção da ISO 39001, as empresas têm condições de atingir as metas de segurança e responsabilidade social, demonstrando às partes interessadas que as metas são levadas a sério, reduzem os custos por meio da melhoria da eficiência e podem ser reconhecidas como uma das primeiras a implantar a certificação. 

Cases
No Reino Unido, a FM Conway, prestadora de serviços em infraestrutura, conseguiu 10% de desconto no prêmio do seguro, após a certificação ISO 39001. O valor economizado foi suficiente para pagar o investimento inicial na certificação e a sua manutenção por sete anos.

Desde a certificação, a inglesa Mark Group, líder internacional de soluções de energia, com uma frota de mais de 1.300 veículos, conseguiu a redução de 18% no número de acidentes, de 20% na taxa de acidentes por falhas, além de conquistar prêmios de seguro e redução de custos em reparos/manutenção de veículos.