Assinatura Premium Assinatura Premium

Certificado I-REC: BTP atesta 100% de uso de energia limpa no terminal de Santos

Publicado em 08/07/2021

Utilizado no Brasil desde 2017, o Certificado Internacional de Energia Renovável se tornou um meio confiável de comprovar a origem da energia utilizada pelas empresas


Foto: Divulgação

Caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável, o terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP) no porto de Santos adquiriu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). Com isso, fica assegurado que 100% da energia utilizada para o funcionamento da BTP é limpa, proveniente de fontes renováveis.

Utilizada no Brasil desde 2017, a certificação I-REC possui validade internacional e se tornou um meio confiável de comprovar a origem da energia utilizada pelas empresas.

Segundo a empresa, a novidade, que foi divulgada neste mês, reafirma o compromisso da BTP com a preservação do meio ambiente. Entre as ações da instituição em prol da sustentabilidade está a remediação ambiental do antigo lixão da Alemoa. De maior passivo ambiental em área portuária do país, hoje o local abriga o maior terminal de contêineres da América do Sul.

“A BTP pratica o respeito ao meio ambiente desde a sua concepção e a sustentabilidade segue como fundamental valor corporativo”, destaca o CEO da empresa, Ricardo Arten. “Investimentos em sustentabilidade são sempre considerados em nossos planos de curto, médio e longo prazos.”

Para Renato Ferreira, gerente de HSEQ (Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Qualidade), o certificado I-REC simboliza a responsabilidade ambiental da BTP, que busca constantemente alternativas mais sustentáveis para o negócio e para o Meio Ambiente. ”Assegurar que consumimos energia elétrica de fontes totalmente renováveis nos coloca em uma posição de destaque ainda maior”, explica.

De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos, Joel Contente, a mudança é um grande marco, pois reforça o posicionamento do país como uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, além de ir ao encontro dos desafios globais para o desenvolvimento sustentável. “Energia acessível e limpa a todos faz parte de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Estarmos alinhados a esses objetivos representa muito orgulho para nós e nos indica que estamos no caminho certo”, celebra.

DESENVOLVIMENTO DE ESG

Anualmente, a BTP está realizando um processo de apresentação de informações ambientais, sociais e de governança detalhadas do empreendimento e também por auditoria documental. O intuito é desenvolver fundamentos institucionais de ESG (Environmental, Social and Governance), alinhados com a visão de seus acionistas.

“Nossos acionistas estão comprometidos com esse tema, e planos sobre como tornar nossas operações mais sustentáveis para um negócio cada vez mais responsável e viável no futuro são pautas permanentes em nossas reuniões de conselho.” – Ricardo Arten, CEO da BTP.