Multilog Multilog

CEVA firma parceria com a TOWER para lançar nova solução transporte refrigerado para o mercado farmacêutico

Publicado em 16/10/2013

Solução modular inovadora para entregar qualidade e conformidade

A CEVA Logistics e a TOWER Cold Chain Solutions têm o prazer de anunciar o lançamento do transportador modular de pallets KryoTrans KTM (KryoTrans Modular), uma nova solução para envio de produtos farmacêuticos sensíveis a temperatura, num ambiente seguro e temperatura adequada.

A solução inovadora da KTM representa a associação da excelência da cadeia de suprimentos da CEVA com a experiência na entrega de qualidade para produtos farmacêuticos com a experiência e capacidade da TOWER em embalagens refrigeradas. As duas empresas trabalharam em conjunto para desenvolver a solução KTM específica para o mercado farmacêutico. A escolha do sistema correto de embalagem exige conhecimento da logística de transporte e do ambiente no qual a remessa será exposta durante trânsito, bem como a capacidade de manusear e controlar as embalagens para mantê-la refrigerada. 

O container modular foi projetado para proporcionar um meio de transporte seguro e flexível com temperatura controlada para produtos farmacêuticos, tais como vacinas. O container pode ser usado em temperatura de -20, 2-8 e de 15 a 25 graus centígrados, utilizando materiais que regulam a temperatura por mudança de fase, e em temperaturas de -20 a -60 graus centígrados utilizando gelo seco. Os containers têm capacidade de manter a temperatura até seis dias, o que é essencial para o transporte  de produtos medicinais sensíveis e que salvam vidas no mundo todo.

A construção modular dos KTM’s permite que sejam produzidos em 12 tamanhos diferentes, aceitando cargas paletizadas que variam da metade da altura de um pallet europeu até os pallets norte-americanos de altura dupla e comprimento duplo. O KTM é equipado com o registrador de dados KryoLogger - que proporciona um monitoramento completo da temperatura interna, além de rastrear a temperatura externa;  e  também contém um sensor de proximidade que registra as ocasiões em que a porta é aberta.

Leigh Pomlett, Presidente da CEVA, Europa, comentou: “As vacinas contra a gripe são apenas um dos muitos produtos farmacêuticos que devem ser mantidos a uma temperatura precisa para conservar sua eficácia; a necessidade de substituição de apenas uma caixa desses produtos críticos implica um alto custo. A parceria entre a CEVA e a TOWER facilita a implantação de uma logística bem planejada e segura da cadeia de transporte de produtos mantidos a frio, atendendo as mais altas exigências de qualidade. Isso  permite que nossos clientes levem produtos a pacientes em todo o mundo por intermédio da CEVA que dispõe de infraestrutura global para produtos de saúde.”

O CEO da TOWER, Chris Pollard, disse: “Há algum tempo, nossos clientes de produtos farmacêuticos têm nos informado que gostariam de ver a tecnologia conceituada da KryoTrans empregada dentro de um container grande o suficiente para aceitar cargas paletizadas. Para adequar a variedade de tamanhos, desenvolvemos uma solução modular que integra os mesmos princípios da KryoTrans para segurança do produto com a capacidade para aceitar pallets europeus e norte-americanos em três alturas diferentes. Os containers foram otimizados para fazer o melhor uso do espaço de carga dentro da aeronave. Agradecemos o apoio e conhecimento da CEVA neste projeto e esperamos trabalhar em conjunto com a CEVA para levar  este produto inovador aos nossos clientes.”

Esta última inovação destaca a experiência da CEVA no mercado de produtos para saúde e farmacêutico, com base no sucesso do lançamento da City of Pharma em Stradella, Itália - ponto central dos fluxos logísticos italianos e de interseção das principais rotas ferroviárias e rodoviárias daquele país; e da abertura de um centro de distribuição de cadeia do frio em Miami, que ajuda a agilizar a entrega de vacinas em toda a América Latina.

No Brasil, a CEVA está investindo nas adequações dos seus armazéns para obtenção das licenças da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  “Esse ano já teremos as quatro licenças requeridas para armazenar e transportar produtos das classes de medicamentos, cosméticos,  saneantes e correlatos.  O primeiro armazém com as qualificações ANVISA será o site localizando em Louveira, SP”,  comenta Fábio Mendunekas, Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios para a CEVA América do Sul.