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Ceva mantém ritmo favorável no primeiro trimestre de 2016

Publicado em 05/05/2016

O EBITDA de US$ 36 milhões em contratos logísticos reflete um aumento de 11,4% em moeda constante, em relação ao mesmo período no ano anterior.

A Ceva Holdings LLC divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2016, encerrado em 31 de março de 2016. Conforme explica o CEO da empresa, Xavier Urbain, o ano de 2016 continua a tendência que começou em 2015. As turbulências do mercado ainda afetam todos os players do setor. “Mesmo assim, apesar desse clima, os volumes de transporte aéreo e marítimo da Ceva aumentaram 1,5% e 1%, respectivamente. Também mantemos o ímpeto favorável, por meio do nosso foco contínuo na produtividade e melhorias em compras, tanto nas áreas de gerenciamento de fretes, quanto em contratos logísticos, continuando a fortalecer a participação na rota comercial transpacífica.”

Segundo Urbain, o modelo operacional de sucesso está implementado de forma consistente, em toda a empresa, e a Ceva encontra-se em uma posição única, para apoiar clientes globais de todos os portes, para atender às suas metas de negócios. “Diversas soluções complexas foram instaladas com sucesso, no primeiro trimestre. Além disso, lançamos um programa de transformação de nossas operações nos Estados Unidos, incluindo os negócios de transporte terrestre.”

Gerenciamento de fretes
O EBITDA de US$ 10 milhões da área de gerenciamento de fretes reflete um crescimento, em relação ao mesmo período no ano anterior, de 57,1% em moeda constante, apoiado pela forte atividade da rota comercial, tendo a China como origem ou destino como um importante fator contribuinte. A margem de receita líquida da linha de negócios foi de 30,7%, um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2015, impulsionado predominantemente pela otimização proativa das iniciativas de compras, que, ao final, beneficiaram as taxas de venda do cliente e a lucratividade da Ceva.

Em face de um mercado fraco, o volume de transporte aéreo aumentou 1,5%, em relação ao mesmo período do ano anterior, acima de um primeiro trimestre muito forte, em 2015, que foi devido a um congestionamento de portos na Costa Oeste dos Estados Unidos. Um foco mais forte de vendas em campo levou a uma série de negócios fechados com pequenas e médias empresas, incluindo rotas comerciais da Europa para a Ásia ou da América Latina para a Europa.

“Continuamos a trabalhar com a redução da demanda do mercado de transporte marítimo, por meio do nosso foco na otimização de rota comercial, onde estamos vendo o primeiro sucesso com o aumento do volume de carga marítima em torno de 1,0%, em relação ao mesmo período no ano anterior. Em particular, o Extremo Oriente, no sentido Oeste (Ásia-Europa), e rotas comerciais Intra-Ásia apresentaram bom desempenho no primeiro trimestre. Embora as dificuldades persistam, mantemos o foco permanente no crescimento e a otimização do nosso negócio de carga LCL e introduzimos vários novos serviços de consolidação de carga LCL, resultando em melhoria de processos e dos tempos de trânsito para os clientes”, destaca o executivo.

A área de transporte terrestre da Ceva lançou, recentemente, um programa de transformação nos Estados Unidos, um dos principais mercados de transporte terrestre e uma região-chave para a empresa. Uma iniciativa transfronteiriça entre a Ásia e o Pacífico também foi implantada para alavancar melhor a presença local, tanto para serviço de carga LTL, quanto FTL. Os projetos logísticos também continuam a ser uma área com crescimento significativo, com recentes negócios fechados com importantes líderes do setor.

Contratos logísticos
O EBITDA da área de contratos logísticos de US$ 36 milhões contempla um incremento, em relação ao mesmo período do ano anterior, de 11,4% em moeda constante. Esse aumento foi impulsionado por ganhos em alienações e melhor utilização de espaço/produtividade no segmento de armazenagem. Com base em uma abrangente revisão de benchmarking de operações globais, realizada em 2015, o setor de pós-venda automotivas e os subsetores de pneumáticos foram as primeiras áreas a implementar melhorias de produtividade e processos, no primeiro trimestre, e outros setores estão fazendo o mesmo agora.

“A nossa metodologia e expertise de zero defeito, no início da operação, permitiu a implantação bem-sucedida de uma série de novos processos, no primeiro trimestre. As soluções Ceva para a cadeia de suprimentos continuaram a ganhar força, com novas e importantes vitórias comerciais nos setores automotivo, farmacêutico e consumo & varejo”, completa Urbain.