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Clube da Entrega lança solução inovadora para entregas expressas

 

Publicado em 06/08/2014

Empresa especializada em soluções diferenciadas para e-commerce monitora todo o processo de atendimento de pedidos e entregas expressas

O Clube da Entrega nasceu como resposta à crescente demanda do comércio eletrônico, na qual o atendimento ágil e confiável é essencial. Seu modelo de gestão está baseado nas últimas tendências em order fulfillment systems, que podem ser interpretadas como a viabilização da excelência operacional em processamento automático de pedidos e execução da entrega ao cliente na mesma hora ou mesmo dia, objeto de desejo de dez entre dez negócios desse ramo, no mundo inteiro.

As empresas buscam meios para conquistar e fidelizar clientes, promover suas marcas, incrementar vendas e rastrear seus pedidos. O Clube da Entrega torna esse caminho mais fácil, a partir de soluções inteligentes, que combinam softwares avançados, empregando tecnologias de otimização únicas no mercado e contratos de operações logísticas com Service Level Agreements (SLAs) customizados. “Oferecemos aos nossos clientes tecnologia de ponta, com o objetivo de aperfeiçoar seus processos operacionais. Para isso, é necessário compreender, dominar e integrar as melhores práticas, explorando competências de marketing, logística e tecnologia da informação”, declara Patrick Gasnier, CEO do Clube da Entrega.

Na prática, o Clube da Entrega oferece um sistema exclusivo, combinando o comércio eletrônico com recursos dos sistemas de gerenciamento de transportes (TMS), para promover vendas, capturar pedidos e acompanhar todo o processo do atendimento de ponta a ponta, desde o momento em que o cliente encomenda seu produto ou serviço na loja (física ou digital), até a efetiva entrega ao destino final, passando pela roteirização e rastreamento das cargas. Por meio de modernos recursos de telecomunicação, é possível acompanhar o processo da venda e o desenrolar do fluxo em toda a cadeia, comunicando a situação ao cliente em tempo real, com o controle dos tempos de envio das mercadorias, seleção de loja, entregadores e roteiros, aproveitando melhor os recursos e garantindo a entrega no prazo contratado.

A inteligência oferecida às empresas não para aí. A partir da base de informações obtidas nessas operações, é possível oferecer ferramentas e desenvolver ações mercadológicas voltadas à promoção de vendas, como estudo dos hábitos de compra dos consumidores, realizar campanhas de marketing, criando, assim, oportunidades para ampliar e alavancar negócios, aprimorar processos de atendimento ao consumidor e de controle de qualidade e meios de pagamentos.

Com laboratório de desenvolvimento em Campinas, o Clube da Entrega ingressou no segmento de logística com parcerias de peso, como a PayPal, líder mundial em meios de pagamento eletrônico. A equipe é formada por jovens desenvolvedores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que se uniu a experientes profissionais das áreas de Gestão de Negócios e Logística.

Otimização de recursos
O cérebro da otimização dos serviços do Clube da Entrega está fundamentado em outro produto desenvolvido pela empresa, o Service & Delivery Optimizer (SDO). Trata-­se de um sistema que gerencia os “bastidores” logísticos, especializado na gestão de ordens de serviço. Esse sistema é capaz de integrar equipamentos e softwares, por meio de monitoramento automatizado dos entregadores (couriers) e da identificação dos melhores roteiros a cada instante, rastrear todas as viagens, estabelecer canais de comunicação e gestão dinâmica de recursos, visando otimizar os custos de suas operações logísticas.

O sistema pode ser empregado em redes de atacado e varejo que operam com e-­commerce ou mesmo lojas físicas, shoppings centers, restaurantes, farmácias e grandes embarcadores, bem como operadores logísticos e transportadoras que executam entregas fracionadas. “Um dos diferenciais de nossas soluções é que podem ser implementadas em empresas de inúmeros setores, sejam de produtos ou serviços ou que atuem ou não no mercado eletrônico”, afirma Gasnier.

Para garantir o sucesso do gerenciamento das operações ao longo de toda a jornada de express delivery (encomendas expressas), foi desenvolvido um cockpit (painel de indicadores) automatizado, denominado Torre de Controle, responsável pelo registro e acompanhamento de todas as ocorrências em tempo real. A Torre de Controle é capaz de detectar quaisquer anomalias durante o processo e acionar, imediatamente, as medidas corretivas necessárias.

Outro ponto fundamental do serviço é o timing em que devem ocorrer as entregas. A estimativa de tempo deve ser sempre cumprida com extrema pontualidade, caso contrário, de nada adianta informar a estimativa de chegada de um pedido, se ela não é cumprida no prazo combinado.

Case inovador -­ McCafé
O Clube da Entrega foi escolhido como a solução oficial para a entrega de produtos do McCafé, instalado no Centro Internacional de Imprensa (IBC) da Copa, no complexo do Rio Centro, no Rio de Janeiro. Montado, estrategicamente, para atender aos mais de 18 mil jornalistas cadastrados pelo Comitê Oficial de Imprensa, o ponto de venda do McCafé funcionou durante todo o período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Assim, os profissionais de imprensa que estiveram nas dependências do Rio Centro puderam fazer seus pedidos, via internet ou wi­-fi, por meio de aplicativos gratuitos desenvolvidos pelo Clube da Entrega e instalados em seus próprios smartphones (iOS ou Android). Toda a solução foi desenvolvida para o McDonald’s, de maneira que a experiência do usuário fosse a melhor possível e a entrega ainda mais ágil e eficaz.

O processo funcionou da seguinte forma: a cozinha do McDonald’s recebia os pedidos instantaneamente, registrando e processando as encomendas imediatamente. Todo o fluxo que envolveu o pedido foi monitorado online pela Torre de Controle do Clube da Entrega, desde o momento da compra até a entrega dos itens no balcão ou mesmo no posto de trabalho, de acordo com a escolha do usuário. O jornalista, no seu estúdio, recebeu os itens encomendados em poucos minutos, sem que houvesse a necessidade de se deslocar até o local e enfrentar filas, para comprar um café, por exemplo.

Esse é o tipo de solução que o Clube da Entrega oferece para empresas de fastfood, restaurantes e, até mesmo, praças de alimentação de shoppings centers, explica Gasnier. “É o fim da espera em filas, além da redução do tempo de entrega dos pedidos.”

Perspectivas de negócio
Entre os profissionais do mercado de delivery, as expectativas de negócios são extremamente promissoras, em virtude de diversos fatores, como:

• Contínuo crescimento do comércio eletrônico, entre 15 e 20% a.a.;
• Expectativa de crescimento da economia brasileira (bônus demográfico);
• Protocolos logísticos baseados em On Time/In Full (OTIF) e prova de entrega;
• Maior frequência de embarques de pequenas encomendas;
• Maior pressão por prazos de entregas ainda mais reduzidos;
• Aumento dos volumes de logística reversa;
• Aumento das restrições nos transportes urbanos, leis, exigências e janelas de entrega;
• Incremento de fraudes e roubo de cargas;
• Ampliação de funcionalidades da tecnologia da informação e comunicação na logística (4G, RFID, NFC...);
• Aumento na demanda para o planejamento de rotas e Horário Estimado da Entrega (HEC);
• Maior demanda no controle da execução (rastrear 24 horas x 7 dias por semana todas as etapas pelas quais o produto passa, até chegar às mãos do comprador).

Evidentemente, as entregas expressas são uma tendência crescente, que aliam a conveniência do delivery à mobilidade do consumidor, à rapidez com a economia de escala e à produtividade. “As pessoas reconhecem que o tempo nas grandes cidades é escasso. Por esse motivo, soluções que sejam efetivas e capazes de assegurar o compromisso com a pontualidade serão cada vez mais valorizadas e bem­-vindas”, aponta Gasnier.

Redução de custos e benefício ambiental
A partir do enfoque na otimização de recursos, o Clube da Entrega também contribui para a redução dos custos operacionais de seus clientes, que passam a ter, em uma única plataforma de serviços, o controle total da execução dos processos de venda e entrega de seus produtos ou serviços.

Da mesma forma, pode-­se considerar uma redução natural no tráfego de informações no servidor do cliente, melhor utilização de equipamentos e recursos humanos, além da diminuição das frotas de veículos nas ruas. “Há um ganho excepcional na qualidade do atendimento ao cliente, que fica satisfeito e se sente respeitado pelo fornecedor dos produtos e serviços. Ao mesmo tempo, o Clube da Entrega acaba contribuindo para a alavancagem e manutenção da reputação das empresas que atende, zelando, de maneira indireta, pela sua imagem e credibilidade”, conclui Gasnier.

Boiler Plate
O Clube da Entrega é uma empresa de Engenharia Logística e Computacional que desenvolve, implementa e gerencia soluções de order fulfillment B2C e B2B, provendo e integrando uma infraestrutura capaz de otimizar operações logísticas, por meio de tecnologias inovadoras, computação em nuvem e Software as a Service (SaaS), visando solucionar os desafios da captura de pedidos e da distribuição física expressa.

 

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