Assinatura Premium Assinatura Premium

Com aporte de US$ 40 milhões, Zubale chega ao Brasil apostando em tecnologia e mão de obra

Publicado em 22/04/2022

Investimento será aplicado para otimizar operações de e-commerce para marcas e varejistas da América Latina; startup foi fundada no México há três anos e se expandiu para Colômbia, Costa Rica e Peru

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Rodrigo Ceballos / Harvard Business School

A Zubale, startup que fornece software e mão de obra qualificada para o e-commerce, anunciou nesta semana a chegada ao Brasil. O movimento, que inclui também o início de operações no Chile, vem após levantamento de uma rodada Série A de US$ 40 milhões – aproximadamente R$ 188 milhões, na cotação atual. O investimento foi liderado pela QED Investors.

Atualmente, o mercado de e-commerce na América Latina é o que mais cresce no mundo e está estimado em mais de US$ 100 bilhões, com a expectativa de que esse número dobre até 2025. Apesar disso, os varejistas da região enfrentam grandes problemas na entrega de última milha. Nesse sentido, a Zubale tem o intuito de oferecer segurança nesse tipo de operação, com entregas em menos de 60 minutos.

Segundo o cofundador da startup, Sebastian Monroy, os varejistas enfrentam grandes pressões por parte dos consumidores para atender com agilidade e eficiência.

“[O objetivo é] melhorar a experiência de compra em seus canais digitais, oferecendo a mesma velocidade e qualidade de entrega encontrada em aplicativos como Rappi, iFood ou Cornershop. No entanto, garantir esses níveis de serviço e velocidade de entrega exige um esforço tecnológico gigante e investimento de capital intenso, para os quais os varejistas não estão preparados.” – Sebastian Monroy, cofundador da Zubale.

Com atuação em crescimento – a receita da Zubale dobrou no segundo semestre de 2021 –, a expectativa é repetir esse feito ao fim do primeiro semestre deste ano. “O interesse e o potencial da nossa região, somados à nossa execução e resultados, fizeram com que a rodada fosse duas vezes maior do que o previsto”, destaca Alisson Campbell, cofundadora da Zubale.

MODUS OPERANDI DA EMPRESA

A Zubale atua por meio da capacitação de uma ampla gama de varejistas de moda, supermercados, lojas especializadas e farmácias para competir e ganhar de agregadores B2C, mantendo o ativo mais importante: os clientes. Com o apoio do software incorporado proprietário, a Zubale atende pedidos de e-commerce para revendedores por meio do marketplace formado por colaboradores independentes, que coletam, embalam e entregam dos ativos do revendedor (lojas, armazéns, dark stores etc.) para o consumidor final.

Lauren Morton, sócio da QED Investors, afirma que a Zubale está transformando o processo de fullfilment no e-commerce em toda a América Latina.

“Eles proporcionam a melhor experiência de compra da categoria, completando mais de sete milhões de tarefas. Isso permite que a Zubale escale rapidamente com a demanda, mantendo um alto padrão de qualidade. Ficamos imediatamente impressionados com a visão e execução da equipe Zubale. Sua abordagem para aumentar as oportunidades para colaboradores independentes na região é um grande passo rumo à inclusão financeira e ficamos inspirados com as maneiras de aumentar esse impacto ao longo do tempo.” – Lauren Morton, sócio da QED Investors.

ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO

O investimento apoiará os planos da empresa de acelerar o crescimento nos mercados atuais e expandir a atuação na América Latina. A Zubale iniciou operações há três anos no México e, desde então, expandiu-se para a Colômbia, Costa Rica e Peru. No Brasil e no Chile, a empresa já possui alianças com alguns dos mais importantes varejistas da região. 

Hoje, são mais de 150 engenheiros em áreas como produto, ciência de dados, tecnologia e design. Com o aporte, a Zubale poderá continuar investindo nesses setores, fortalecendo a tecnologia e aumentando a oferta de produtos. Há também o plano de lançar a vertente de finanças incorporados, que permitirá a oferta de produtos e serviços financeiros à equipe de freelancers.

“Este foi o próximo passo claro em nosso negócio, é por isso que queríamos um investidor fintech na mesa e eles ficaram tão empolgados com o modelo de negócios e a força de execução que queriam liderar. Ficamos animados porque vemos isso como a evolução do Zubale.” – Alisson Campbell, cofundadora da Zubale.