Assinatura Premium Assinatura Premium

Com área de inovação e ESG, KMM busca promover logística de baixo carbono

Publicado em 30/03/2022

Pioneira no setor a ter uma frente dedicada ao tema, empresa já se programa para o lançamento de reporte que dará a dimensão do setor e estabelecerá suas metas e compromissos públicos, além de outras iniciativas

Por Redação        


Foto: Shutterstock

A KMM, empresa especializada em tecnologia voltada à logística com atuação nacional e no Mercosul, acaba de criar uma área de inovação e ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). A companhia é a pioneira no segmento de atuação a ter uma frente específica sobre o tema.

Para fazer a gestão, a KMM convidou Cassiano Piekarski que atua há mais de 10 anos em áreas relacionadas a PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação) e ESG. O profissional tem experiência como pesquisador no Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP) e como docente da UTFPR, em Ponta Grossa e Curitiba (PR).

“Acredito que seja um importante movimento para a logística brasileira que vem se aprimorando e ganhando cada vez mais eficiência com as inovações tecnológicas dos últimos anos. Porém, aliado a todas essas mudanças, é fundamental estabelecer compromissos em linha com a agenda ESG para que toda a cadeia continue avançando de maneira consciente.” – Cassiano Piekarski, especialista em PD&I e ESG.

Com a criação da nova área, a companhia já planeja a publicação do primeiro reporte de oportunidades de descarbonização da logística rodoviária brasileira para 2022. Utilizando a base de dados da KMM, que atualmente compila mais de 6 milhões de viagens nos últimos dois anos, o objetivo é criar um relatório que apresente os conceitos, oportunidades de descarbonização logística rodoviária e apontar como transportadoras e condutores podem atuar para diminuir esses potenciais impactos.

O projeto de PD&I está sendo executado em parceria com o Laboratório da UTFPR Ponta Grossa, via um acordo de cooperação firmado em 2021 e, com as informações captadas na pesquisa, serão indicadas ações de curto, médio e longo prazo que possam refletir o potencial de descarbonização da logística.

Atrelado ao desenvolvimento desse relatório e ao projeto com a UTFPR, a empresa já desenvolve também uma calculadora que será disponibilizada aos clientes para que possam acompanhar o quanto as operações geram em carbono equivalente para, assim, terem a visibilidade quantitativa, promovendo a conscientização e a busca por soluções em prol de uma logística de baixo carbono

A previsão é que a KMM também avance na agenda ESG. Serão identificados e consultados stakeholders para construção de matriz de materialidade e criação das metas e compromissos públicos de ESG.

“Nosso objetivo é elaborar nosso Inventário de carbono seguindo o GHG Protocol para, em 2023, já lançarmos o Relatório de Sustentabilidade com referência no GRI (Global Reporting Initiative).” – Leopoldo Suarez Filho, COO da KMM).

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Economia circular e a cadeia de suprimentos
Ainda existem muitos desperdícios, mas também algumas iniciativas já implantadas, tanto no campo quanto pelas empresas