Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Com foco em zerar emissões de CO2, Geotab lança primeiro relatório de sustentabilidade

 

Publicado em 05/11/2021

Empresa de transportes conectados apresenta visão e objetivos para o futuro de ecossistemas de transportes sustentáveis


Foto: Divulgação

Reconhecendo o papel crucial que desempenha como facilitador de frotas de baixa emissão de carbono e infraestruturas de apoio, a Geotab, companhia de IoT e transportes conectados, lançou o primeiro Relatório de Sustentabilidade Geotab. O documento tem o ano de 2019 como base para medir os esforços e resultados de sustentabilidade da Geotab em 2020 e estabelece um alicerce para futuros relatórios, além de apresentar objetivos a longo prazo para os negócios da empresa.

De acordo com a Geotab, o relatório é uma das iniciativas dedicadas à ação climática, com foco na redução de emissões em todo o ecossistema da empresa e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No relatório, a Geotab estabelece um novo objetivo: alcançar a neutralização de Carbono até 2040 – uma década antes do previsto no Acordo de Paris, o qual visa limitar o aquecimento global a muito menos de 2°C, de preferência a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

O CEO da Geotab, Neil Cawse, ressalta que as alterações climáticas são uma das questões mais importantes do nosso tempo.

“O nosso compromisso em zerar emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040 não se resume a nós. Trata-se de criar um mundo melhor para as gerações futuras. E, como líder global em transportes conectados, temos uma oportunidade única de atuar com os nossos colegas e parceiros para apoiar o movimento do ecossistema de transportes comerciais para a neutralização de carbono. Isto é algo que levamos muito a sério, desde ser um motor essencial na nossa estratégia de inovação e produto, até às empresas com quem negociamos, e as decisões táticas que o nosso time toma no dia a dia. Reconhecemos que estabelecer objetivos é fácil. Alcançá-los é mais desafiador. Vemos isto como uma necessidade mundial e, nós, juntamente com os nossos clientes que pensam à frente, temos de fazer pelo nosso futuro.” – Neil Cawse.

COMPROMISSOS DA GEOTAB

Os esforços de sustentabilidade da Geotab estão organizados em quatro pilares fundamentais: proteção do ambiente, terceirização responsável, oferta de inovação que ajuda as organizações a realizar melhor e a criação de impacto positivo nas comunidades.

Em 2020, os destaques desses quatro pilares incluem a inovação de produtos que garantam operações de transporte mais sustentáveis e seguras, relações com parceiros estratégicos, redução das emissões de GEE em 50% até 2030, compromissos com iniciativas globais de sustentabilidade (como The Climate Pledge, Science Based Targets Initiative, United Nations Global Compact, CDP, We Mean Business Coalition e Race to Zero) e criação de planos para fortalecer ações de ESG nas operações globais.

USO DOS DADOS PARA REDUZIR AS EMISSÕES E OS RESÍDUOS

A Geotab embarcou na jornada de sustentabilidade após criar o primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa em 2019. Alinhado com a metodologia do GHG Protocol, o inventário de emissões de GEE da Geotab detalha as emissões diretas e indiretas da empresa e marca o início de sua jornada para se tornar emissor líquido zero até 2040.

Segundo a companhia, o objetivo é continuar diminuindo as emissões de carbono, medindo e gerenciando a pegada global anualmente. Alguns exemplos dos planos da empresa para atingir os objetivos incluem colocar em prática fontes de energia mais verdes para os edifícios, reduzindo materiais e outras estratégias de eliminação de emissão de carbono.

Além dos esforços nas próprias operações para chegar ao nível zero, com o setor de transporte sendo responsável por uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo, a Geotab reconhece que o maior impacto nas mudanças climáticas pode ser realizado por meio do foco em ajudar os mais de 50 mil clientes e parceiros globais a alcançarem resultados de transporte sustentáveis. Com mais de 2,5 milhões de veículos utilizando a Geotab em todo o mundo, as frotas dos clientes emitiram mais de 25 milhões de toneladas métricas de CO2 em 2020. Um aumento na eficiência de apenas 5% equivaleria a uma diminuição das emissões de CO2 em 1,25 milhão de toneladas métricas por ano.

Um dos exemplos é o Green Fleet Dashboard da Geotab, que fornece às organizações insights relacionados ao consumo de combustível e energia, emissões de GEE, utilização de EV e comportamento do motorista para ajudar a reduzir as emissões da frota e a monitorar o sucesso de iniciativas verdes. A ferramenta de Avaliação de Adequação de Veículos Elétricos ajuda as organizações a determinar como substituir seus veículos com motor a combustão por veículos elétricos.

Com os recursos de Big Data, a Geotab também aprimora o conhecimento da indústria de EVs. A empresa pode fornecer informações sobre os dados de desempenho de EV, incluindo tendências de degradação da bateria e como fatores como a temperatura afetam as operações. Os legisladores e membros da indústria de EVs, em geral, podem acessar adicionalmente o conjunto de dados de circulação e eletrificação de veículos agregados pela Geotab como uma ferramenta útil para informar estratégias e desenvolver soluções para resolver desafios do mundo real.

“Como líderes em tecnologia, estamos em uma posição única e importante no combate às mudanças climáticas, impulsionando as iniciativas de transporte de emissão de baixo carbono de outras empresas por meio de nossos produtos e serviços. Uma vez que nossos insights baseados em dados capacitam as frotas a entender, agir e dimensionar seus esforços na redução de suas emissões, é aqui que a Geotab, junto com os parceiros globais, pode fazer a maior diferença. Podemos ser o catalisador para ajudar nossos clientes, parceiros e fornecedores a melhorar a eficiência energética, conservar recursos e cumprir suas próprias metas de mudança climática.” – Neil Cawse, CEO da Geotab.

Cawse, assim como outros executivos da Geotab, participam do Fórum de Inovação Sustentável, realizado de 8 a 10 de novembro de 2021, em Cessnock Quay, Glasgow, juntamente com a COP26. Lá, eles abordam as iniciativas e tecnologias de sustentabilidade da empresa e a jornada para o transporte sustentável.

O Relatório de Sustentabilidade Geotab será divulgado anualmente. A edição 2021 pode ser acessada aqui.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Sustentabilidade na prática: A tecnologia colaborando para vencer desafios
A logística sustentavel, neste contexto, tem papel importantíssimo nas novas formas de ver e mitigar seus impactos sociambientais

 

 

Veja também: