LogTalk LogTalk

Com meta de zerar emissões de CO2, DHL adota primeiro caminhão elétrico

Publicado em 09/04/2021


O caminhão elétrico tem capacidade de 7,5 toneladas e é até cinco vezes mais econômico do que os movidos a combustíveis comuns

 

A DHL Supply Chain deu um passo importante em direção a descarbonização de suas operações logísticas no Brasil: agregou mais um veículo elétrico à sua frota própria de distribuição urbana, aprofundando assim a abrangência de seus serviços logísticos sustentáveis. Estima-se que com o novo caminhão elétrico, o primeiro deste porte, se previna a emissão de até 600 toneladas de CO2 em cerca de 30 anos, na comparação com um modelo movido a um combustível comum.

 

O caminhão elétrico 

O modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia elétrica. Além de não emitir quaisquer gases poluentes, o veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior, de até 7,5 toneladas. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.


"A inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a emissão de CO² de nossas operações de TSP até 2050. O caminhão elétrico tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua aplicação e impacto. Tanto que estamos em negociação para adquirirmos mais veículos elétricos e aguardamos que mais opções cheguem ao mercado brasileiro." - Fábio Miquelin, head de transportes da DHL Supply Chain no Brasil.

 

"O JAC iEV1200T é o primeiro VUC 100% elétrico do Brasil e teve uma grande adesão com mais de 100 unidades vendidas em um curto espaço de tempo. Ele é excepcional para uso urbano com zero emissões, muito silencioso, autonomia de 200 km e um custo operacional cinco vezes menor do que um equivalente a diesel. Com isso, o caminhão pode ser utilizado para entregas noturnas, em bairros nobres e residenciais." - Pedro Mendes, diretor de Operações da Jac Motors.


A DHL Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados.

 

"A propulsão elétrica abre espaço para uma logística de menor impacto e pegada de carbono no espaço urbano, tanto em termos ambientais como operacionais. A DHL quer liderar esta transição, expandindo sua frota e soluções sustentáveis - utilizamos também bicicletas para entregas e temos um Centro de Distribuição que produz sua própria energia a partir de fonte solar - trazendo benefícios para nossos clientes e para a sociedade", conclui Miquelin.
 

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Logística sustentável
Associação entre responsabilidade ambiental e estratégia empresarial