LogTalk LogTalk

Com novo app, Mercado Livre quer conectar entregadores autônomos ao e-commerce

Publicado em 08/11/2021

Desenvolvido in-house, o Mercado Envios Extra chega com o objetivo de aumentar a velocidade e a capilaridade das entregas, contribuindo para uma melhora na experiência dos milhões de brasileiros


Foto: Divulgação

O Mercado Livre anunciou nesta semana o lançamento do Mercado Envios Extra, aplicativo que irá conectar condutores autônomos ao e-commerce. Disponível gratuitamente para Android, o app já opera em fase experimental, desde agosto de 2021, em São Paulo. Desde então, a área de atuação vem se ampliando progressivamente para outras localidades em todo país.

Atualmente, o app opera em mais 11 cidades, nos estados de São Paulo (Barueri, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas, Limeira), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Pernambuco (Recife) e Bahia (Salvador).

Desenvolvida in-house, a nova tecnologia chega com o objetivo de aumentar a velocidade e a capilaridade das entregas, contribuindo para uma melhora na experiência dos milhões de brasileiros que usam a plataforma para comprar e vender diariamente.

“O nosso propósito de contribuir para a democratização do comércio passa, necessariamente, pelas entregas. Com essa nova solução logística avançamos com os envios mais rápidos do Brasil, levando um amplo catálogo de produtos para mais regiões e em menos tempo. Além disso, a replicabilidade do app é muito simples, permitindo o avanço rápido de Mercado Envios Extra para todo o Brasil”, comenta Gustavo Pompeo, Diretor de Logística do Mercado Livre no Brasil.

O executivo destaca que o investimento em infraestrutura, tecnologia e inovação da logística do Mercado Livre possui um papel importante como fomentador do setor de transportes no Brasil e na América Latina. “Aquecemos toda a cadeia que trabalha para que os pacotes cheguem na casa das pessoas. Desde nossas mais de 100 transportadoras parceiras pelo Brasil, até o entregador autônomo que atua na ponta e que tem no Mercado Envios Extra uma oportunidade de geração de renda”, completa Pompeo.

Além do Brasil, a novidade também está disponível no serviço do Mercado Livre no México. Implementada há três meses, o executivo reforça que a receptividade foi muito positiva. O aplicativo já possui 4,8 mil usuários ativos que fazem entregas, com mais de 100 mil entregas já realizadas. “Acreditamos que no Brasil o aplicativo também será muito bem recebido, especialmente em função do atual cenário econômico, em que a população busca novas formas de geração de renda”, salienta Gustavo Pompeo.

O MERCADO ENVIOS EXTRA

Para ser um entregador autônomo do Mercado Livre, é necessário ter MEI, com CNAE adequado para entregas, possuir motocicletas de até 15 anos e CNH Válida. Após cumprir esses requisitos, basta o entregador autônomo baixar o aplicativo Mercado Envios Extra no Google Play, preencher o seu cadastro completo e assistir aos tutoriais para a realização segura e adequada do serviço. Após esse processo, o entregador poderá iniciar as suas entregas, tendo os seus pagamentos realizados semanalmente na conta do Mercado Pago.

No aplicativo, o entregador autônomo poderá definir as suas entregas, identificar os postos de coleta indicados para a retirada das encomendas e avisar ao dono da mercadoria que está a caminho de sua residência. Inclusive, com o app, o autônomo terá visibilidade dos seus ganhos com cada entrega realizada, além da comodidade de retirar suas entregas em um único ponto para distribuí-las.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

A década de ouro da Last Mile
Enquanto muitas transportadoras insistem em manterem-se distantes da logística de última milha, outras empresas enxergam nela uma excepcional oportunidade para ampliar seu grau de competitividade. E ganhar muito dinheiro!