Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Com programa Direção Segura, empresa reduz incidentes de trânsito em 40% 

 

Publicado em 11/05/2021


Treinamento de direção segura de frota, realizado pela Younder, reduziu os incidentes de trânsito, conscientizando condutores 


Após identificar, por meio de seu controle interno de telemetria, que alguns de seus motoristas apresentavam perfis de risco no trânsito, a empresa Comgás, distribuidora de gás natural, adotou o programa Direção Segura e reduziu os incidentes de trânsito em 40%, diminuindo ainda os custos com a manutenção da frota. 
O treinamento corporativo, voltado à mobilidade e segurança do trabalho, envolveu 150 dos 813 condutores e foi desenvolvido pela Younder. 
A estratégia educacional, exclusiva e personalizada para a empresa, combinou metodologias ativas e buscou colocar o aluno Comgás no centro das decisões da aprendizagem, estimulando sua autonomia.

 

“O projeto Direção Segura foi pensado para oferecer a melhor experiência de aprendizado, com foco total nos motoristas e na equipe administrativa. Nosso objetivo foi alcançar o resultado operacional esperado pelos gestores da Comgás, por meio de diagnósticos precisos e, principalmente, garantir a segurança de todos os envolvidos após o treinamento. Além disso, mais do que falar sobre o tema direção defensiva e as melhores práticas para uma cultura de segurança, nossa metodologia possibilitou diversos momentos de reflexão, conscientização, trocas de experiências entre os treinandos, momentos práticos e muito feedback durante todo o processo.” - Patrick Canuto, Product Owner do Hub Educacional da Younder.

 

O treinamento foi dividido em 15 turmas e as aulas tiveram duração de 6 horas cada e mais de 75 horas de simulação.  Foram três fases principais:
 

1ª etapa: Análise e diagnóstico do perfil dos 150 condutores;
2ª etapa:  Disponibilização de cursos on-line na plataforma Younder, com instrutores de trânsito, para que fossem realizados antes do treinamento presencial. Desta maneira, foi possível trabalhar dúvidas e assuntos mais complexos e práticos em sala;
3ª etapa: treinamento presencial com instrutores de trânsito e uso de simulador de direção veicular, mesclando teoria e prática.

 

Resultado
Durante todo o programa, todos condutores Comgás foram avaliados para evoluírem suas competências, conforme transitavam entre as etapas.
Para realizar o diagnóstico final do impacto do treinamento no comportamento dos motoristas Comgás, a Younder fez uma análise final através do Perfil de Tomador de Risco, que apresenta a relação de motoristas com perfil baixo, médio ou alto quanto a probabilidade de se exporem a riscos no trânsito em seu dia a dia, seja no deslocamento para o trabalho ou em horas de lazer.  A avaliação mostrou redução de 37% no comportamento de risco dos motoristas treinados.


Em 2020, um ano após o programa Direção Segura, a Comgás também apresentou redução no custo de manutenção e incidentes dos veículos de sua frota e reduziu em 40% incidentes envolvendo seus motoristas no trânsito. Os resultados foram tão positivos que a Comgás pretende ampliar o programa de capacitação, com foco agora nos condutores de frota pesada. O objetivo é ser empresa referência em gestão de frota.

 

Veja também: