LogTalk LogTalk

Com projeto da GreenYellow consumo de energia em CD caiu até 45%

Publicado em 14/07/2020

O projeto de eficiência energética implementado CD, em São Paulo, tem previsão de economia de mais de 6.000MWh no período de um ano

A GreenYellow, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro de energia solar e gestão energética atua não somente junto aos segmentos de varejo e de serviço, mas também de logística, que demanda um alto nível de eficiência na operação. Neste setor, a companhia realizou, em 2019, um projeto de eficiência energética no Centro de Distribuição (CD) de uma empresa responsável por redes de lojas varejistas, físicas e on-line, que mede mais de 306 mil m², equivalente a mais de 30 campos de futebol.
As melhorias realizadas no CD localizado no interior de São Paulo visaram a redução de consumo de energia no local, e incluíram a automação do sistema e retrofit na iluminação, adequação dos níveis de iluminância, de acordo com a norma ISO 8995-1, bem como algumas alterações de layout. Por exemplo, foram instaladas luminárias mais modernas e projetores de LED no lugar dos existentes anteriormente, que eram nos modelos de vapor metálico e fluorescente tubular.

 

"Substituímos 6,7 mil lâmpadas e 3,8 mil luminárias nesse processo, o que vai possibilitar uma economia de, aproximadamente, 6,5 mil MWh por ano, ou seja, 65% na carga de iluminação instalada e 45% no consumo total ao cliente. A GreenYellow investiu aproximadamente R?6 milhões no projeto." - Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil.

 

Uma das maiores preocupações do cliente era que as mudanças a serem realizadas pudessem afetar a dinâmica da operação, principalmente nos meses de outubro e novembro, por causa da intensificação do trabalho em virtude da Black Friday.

 

"O processo de implementação do projeto durou de julho até meados de dezembro, conforme estava previsto. Por esse motivo, teve início nas áreas onde a rotina, alguns meses depois, seria mais afetada por causa do período mais agitado para a equipe. Tivemos o cuidado de causar o menor impacto possível nesse processo".