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Com solução de gestão de frotas, Gestran cresce 20%

 

Publicado em 30/03/2021

Sistema de gestão de frotas e alta do e-commerce são tidos como impulsionadores dos resultados



A restrição das atividades presenciais em todo o país impulsionou atividades como tecnologia e logística, ligadas diretamente ao suporte do comércio eletrônico, que registrou crescimento de 47% em seu faturamento ao longo do último ano, segundo a Associação Brasileira Online to Offline.

Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o setor de transportes que tem puxado os resultados positivos do setor de serviços, que em sua última pesquisa teve alta acumulada de 19,2% no segundo semestre de 2020.

Esses bons resultados foram sentidos pela paranaense Gestran – desenvolvedora de tecnologia para empresas de logística, transportadoras e demais segmentos que tenham serviços de entrega. Seus negócios aceleraram a partir de julho do ano passado, fechando 2020 com alta de 20%, e com projeções de atingir mais 40% até junho deste ano.

A expansão da empresa de softwares deve-se a uma plataforma Saas (software baseado na web) chamada Gestão de Frota, que, como o nome já diz, auxilia no gerenciamento de frotas das empresas e que atende não só transportadoras, como qualquer negócio que tenha frota de veículos, de qualquer tamanho.

 

“O sistema atende qualquer empresa que dispõe de frota própria, mas que, pela natureza de seus negócios, tem o transporte como atividade-meio, não como atividade-fim. Por exemplo, empresas do varejo, indústria, agronegócio e até administrações públicas.” - Paulo Raymundi, CEO da Gestran.

 

O Grupo Super BH, 5º maior atacadista do país, está entre os clientes da empresa e que sentiu a necessidade de gerir suas frotas depois do aumento no número de entregas ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), as compras on-line tiveram 50% a mais de procura em 2020 se comparado a 2019.
Entre as funcionalidades do Gestão de Frota está o monitoramento do gasto do combustível, de pneus, indicação de manutenção, despesas de viagens, ou seja, tudo o que envolve o dia a dia do serviço de transporte. Segundo Raymundi, com o sistema é possível diminuir consideravelmente os custos com frotas.

 

“A tecnologia automatiza e acelera os processos operacionais diários, tudo de forma on-line e com informações em tempo real. Também traz indicadores para a tomada de decisões rápidas e assertivas, que permitem, entre outras coisas, adotar medidas preventivas e assim reduzir custos.”


Outro diferencial da plataforma e que tem garantido rápido ganho de escala é que ela viabiliza a prestação de serviços tanto a grandes como a pequenas frotas.

 

“Conseguimos atender uma empresa, como a Júlio Simões, com frota de 4,5 mil veículos, até uma pequena empresa com dois caminhões, por exemplo. É cada vez maior a demanda de pequenos frotistas que precisam de maior eficiência e não encontram soluções voltadas às especificidades de seu porte. Então é justamente essa flexibilidade que faz com que vislumbremos a expansão acelerada dos negócios.”


Sinais que vêm do mercado, fruto de monitoramento e pesquisa, reforçam as projeções positivas da Gestran. A procura por soluções desenvolvidas pela empresa vem crescendo – só pelo site, contatos com esse objetivo saltaram 150% no ano passado. A busca pelo termo “gestão de frotas” no Google também aumentou 90% nos últimos dois anos.

 

 

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