LogTalk LogTalk

Combilift lança app para estreitar relação entre clientes e consultores logísticos

Publicado em 21/11/2017

Lacuna entre solução técnica e decisão econômica das empresas viabilizou o desenvolvimento da ferramenta

A fabricante de empilhadeiras irlandesa Combilift está lançando no Brasil o aplicativo Combilift Logistics Improvement Calculator (Clic). O objetivo da ferramenta é estreitar o contato entre consultores e clientes para avaliar, quantificar e justificar decisões logísticas, com foco no tripé equipamento de movimentação – estrutura de armazenagem – galpão. O aplicativo está disponível para toda a rede de revendedores Combilift em território nacional.

De acordo com o diretor comercial da Combilift, Rafael Kessler, em pesquisa realizada internamente identificou-se uma lacuna entre a solução técnica (projeto ou layout de armazenagem, número de equipamentos e pessoas sem considerar dados econômicos) e a decisão econômica das empresas, que levou o desenvolvimento do Clic. “Observamos que boa parte das decisões de investimento são tomadas sem levar em consideração todos os custos operacionais e investimentos envolvidos, bem como são desprezadas despesas futuras como manutenção ou reformas e isso pode impactar o caixa da empresa.” Segundo ele, a vantagem do aplicativo é a resposta imediata e compartilhada para todos os envolvidos em tempo real.

A versão inicial do Clic terá quatro opções de análise de investimento:

Prédio novo: quando o cliente avalia o impacto de reduzir a área total do prédio ao escolher uma tecnologia com maior densidade de armazenagem – o que tem impacto no custo de construção ou de locação e nos custos operacionais mensais;

Custo por posição: quando o cliente estima o custo total da operação diluído por posição de armazenagem;

Uso de armazenagem externa: quando o cliente precisa ampliar a capacidade de armazenagem em seu próprio pátio ou em área remota por aumento de demanda de armazenagem ou por redução de seu almoxarifado;

Operações de armazenagem para terceiros: quando operadores logísticos avaliam o faturamento adicional potencial pela adoção de tecnologia que permite armazenar mais em uma área já existente.

“Nossa missão é otimizar os aspectos de espaço, produtividade e segurança dos clientes e a ferramenta Clic deverá ter um impacto positivo nas vendas de equipamentos e simplificar o trabalho do nosso pessoal de campo, além de facilitar as decisões dos clientes com informações concretas sobre as soluções. Poderemos proporcionar aos envolvidos dados econômicos que são determinantes na tomada de decisão”, explica Kessler.

Inicialmente, o aplicativo Clic será direcionado para soluções de movimentação de cargas paletizadas com empilhadeiras. A movimentação de cargas longas e de contêineres, nas quais os impactos da tecnologia Combilift são mais significativos, serão somados ao Clic em uma segunda etapa.