Assinatura Premium Assinatura Premium

Como as redes sem fio inteligentes estão revolucionando o armazenamento e a logística

Publicado em 16/03/2022

A conectividade sem fio é um componente essencial em qualquer negócio e existem poucos lugares mais desafiadores para implantar uma rede sem fio do que em um armazém ou local de logística

Por Redação


Foto: Divulgação

A quantidade de obstáculos que as redes sem fio encontram nos armazéns pode ser um verdadeiro desafio ao projetar sua rede. Desde as prateleiras de metal que espalham o sinal até a quantidade de scanners portáteis que exigem sinal a grandes distâncias. Além da evolução crescente de aplicações como RFID, IoT, voz e vídeo, todos simultaneamente na mesma rede consumindo muita largura de banda na rede local.

Ainda se somam a esses desafios a grande área a ser coberta, com a mesma qualidade, para atender aos dispositivos dos funcionários e visitantes.

Como pode-se ver, o mundo da logística e armazenamento exige soluções de conectividade sem fio de alta capacidade que garantam o mesmo nível de experiência seja para o usuário que está utilizando um acesso de dados, quanto para o que acessa voz ou vídeo. Os pontos de acesso Wi-Fi tradicionais sofrem em um ambiente tão exigente, ficando cada vez mais difícil para eles vencerem os desafios para proverem conexões confiáveis e de excelente qualidade.

REDES SMART WI-FI

Com as Redes Sem Fio Inteligentes (Smart Wi-Fi), é possível superar os obstáculos naturais dos espaços de armazenamento e logística. Essa tecnologia vem revolucionando o mundo da conectividade empresarial, em especial o dos ambientes críticos, como os de logística, utilizando tecnologias inovadoras focadas em desempenho, qualidade e segurança.

Por exemplo: o recurso BeamFlex das Redes Smart Wi-Fi da RUCKUS melhora a qualidade da conectividade sem fio em todo o armazém através de antenas adaptativas que direcionam a conexão Wi-Fi para os dispositivos que mais precisam dela. Isso significa que a interferência física de veículos, prateleiras de metal e estoque é minimizada tornando o sinal real mais forte. Assim, onde quer que os funcionários estejam, eles podem usar seus scanners portáteis e outros aparelhos de forma eficaz.

As Redes Smart Wi-Fi Ruckus ainda dispõem de recursos avançados como Zone Flex, Channel Fly e SmartMesh Networking, que permitem gerenciamento de capacidade preditiva, maior taxa de transferência, mais capacidade para suportar usuários simultaneamente e maior área de cobertura.

Todas essas inovações não apenas revolucionam e impactam positivamente o desempenho das operações logísticas, como representam em muitos casos uma expressiva redução de custos de infraestrutura tanto na manutenção como na expansão para novas áreas.

Para saber mais sobre as Redes Sem Fio Inteligentes, basta acessar o site oficial da Ruckus ou enviar uma mensagem para contato@segertech.com.br