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Como contornar os imprevistos na logística de Cold Chain e evitar prejuízos?

Publicado em 24/07/2018

Entenda qual a maior dificuldade da Indústria farmacêutica para chegar até o consumidor final

A grande dificuldade de transportar produtos com controle de temperatura é chegar ao destino final mantendo as características de temperatura sem risco de perdê-la. Por isso, para manter a refrigeração é preciso pensar em todas as possibilidades críticas possíveis para garantir as condições ideais de temperatura.

Afinal, uma adversidade pode resultado em alto custo logístico. O distribuidor que recebe um medicamento fora das especificações – e, por isso, inutilizável – o devolve, e a logística reversa vai custar uma nova entrega, novos insumos, bem como afetar a imagem da empresa.

Por outro lado, se um imprevisto faz o produto atrasar, sem uma embalagem que suporte um tempo maior na temperatura ideal, além da perda de material, sempre haverá um paciente à espera da medicação. Um exemplo são medicamentos essenciais para saúde do paciente, que são importados e demoram meses para chegar desde que saem do laboratório fabricante.

“Um plano B é pensado dentro de algum cenário especificado pelo cliente, que faz uma análise de quais riscos ele quer enfrentar, e quais ele quer mitigar”, explica Liana Montemor, farmacêutica e gerente de desenvolvimento estratégico em Cold Chain do Grupo Polar, maior empresa no segmento de elementos refrigerantes e soluções para transporte de medicamentos.

O Laboratório Valida, do Grupo Polar, possui câmaras térmicas capazes de executar testes em perfis de temperatura que vão de -10 a +50°C. Por meio de uma equipe especializada e a qualificação térmica das caixas conforme registro do produto, é possível evitar excursões em diferentes elos da cadeia – desde o laboratório fabricante até o momento em que ela é aplicada.

Se uma entrega tem previsão específica para chegar até o destino final, os especialistas recomendam um plano de contingência. Isso quer dizer que para uma carga de 48 horas é aplicada uma solução backup de até 72 horas, ou até mesmo 96 horas, para combater possíveis imprevistos.

Para que possíveis crises e eventualidades não pare ou gere impacto nas atividades de armazenagem e transportes, a AGV Logística, cliente e parceira do Grupo Polar, tem um sistema de gestão de qualidade chamado Business Continuity Plan (BCP), em português Plano de Continuidade de Negócios, que desenha alternativas mediante algum contexto.

“Diante da crise existe uma metodologia de contenção das operações para que elas continuem funcionando dentro da maior normalidade possível, mesmo diante de uma crise tão grave como foi a paralisação dos veículos”, cita Kleber, Head of Quality and Management da AGV, se referindo a última greve em que as estradas foram paralisadas por caminhoneiros durante 10 dias em todo o Brasil em maio deste ano.

Dessa forma, a análise das embalagens e transporte são pensados e qualificados de acordo com o cenário em que o produto vai passar, baseado nos parâmetros do “Guia para Qualificação de Transportes de Produtos Biológicos” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2017.