Multilog Multilog

Condomínios logísticos conquistam grandes varejistas e e-commerces

Publicado em 18/08/2016

 Flexibilidade de espaço, redução de custos e proximidade a centros consumidores são vantagens do formato

Enquanto o e-commerce se estabiliza como formato de compra, as empresas do setor buscam oferecer serviços cada vez mais completos e rápidos aos seus clientes. Porém, não apenas a compra online pede agilidade no serviço. Para se manterem competitivos, os grandes varejistas tradicionais também precisam estar próximas aos clientes.

Uma das principais redes varejistas do País possui um de seus centros de distribuição (CD) alocados em um dos imóveis da Capital Realty, administradora dos condomínios logísticos da bandeira Mega. Ricardo Rodrigues, diretor de Logística da rede, explica que a empresa possui nove CDs, que atendem ambas as lojas físicas e o e-commerce. Os armazéns ficam localizados onde há maior concentração de lojas e demandas.

Rodrigues conta que, com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, que ocorreu em velocidade superior ao das lojas físicas, a loja passou por adaptações e ainda passa por constante evolução, para aumentar as suas capacidades de armazenagem, prazos de entregas, informações e rastreabilidade dos produtos, para manter-se na vanguarda do setor.

Os condomínios logísticos têm uma função essencial, nesse processo. De acordo com Rodrigues, “o condomínio é mais adequado para as operações de transbordo e de pequeno e médio portes, que tendem a apresentar crescimento mais rápido, em um curto prazo, além de permitir mais flexibilidade de expansão em um mesmo local”. Ele também menciona que o gerenciamento do espaço, feito pela administradora, torna o modelo atraente, uma vez que oferece os serviços condominiais, como organização de acessos, segurança e rateio de despesas, e tira essas preocupações da empresa.

A bandeira de condomínios logísticos Mega está presente em Esteio, Rio Grande do Sul, em Itajaí, Santa Catarina, e em Campina Grande do Sul, Paraná. Os imóveis contam com pé-direito de 12,5 metros, docas com niveladoras hidráulicas, sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e segurança 24 horas, possibilidade de locação por módulo, mezanino para escritório administrativo ou armazenagem, restaurante, vestiários para motoristas, amplo pátio para estacionamento, posto de combustíveis e lojas de conveniência.