LogTalk LogTalk

Contratação de frete on-line reforça entregas de Black Friday

Publicado em 03/11/2020

Ao contratar frete on-line, a gestão de entregas ganha mais velocidade e troca de informações, além de reduzir custos

 

Apesar dos transtornos econômicos provocados pela pandemia no início do ano, as expectativas do comércio eletrônico brasileiro são bastante positivas para a Black Friday 2020. É que segundo os dados da 42ª edição do Webshoppers sobre o e-commerce no Brasil, as compras on-line tiveram um crescimento de 47% apenas no primeiro semestre, o que representa a maior alta em 20 anos.

Além desse aumento, que pode ser explicado pelo fechamento das lojas físicas e que levou os consumidores a fazerem mais compras on-line, os dados da Black Friday 2019 também reforçam os resultados satisfatórios que são esperados para 2020. De acordo com a empresa Compre&Confie, foram mais de 6,11 milhões de pedidos realizados on-line e quase 35 pedidos por segundo em apenas um dia, chegando a atingir picos de 75 pedidos.

Mas toda essa demanda, mesmo que positiva para a recuperação do mercado, também traz desafios para as lojas físicas e on-line, uma vez que o planejamento de negócio para grandes campanhas como a Black Friday envolve preços atrativos e principalmente taxas de frete e prazos de entrega satisfatórios para o consumidor.

De acordo com um levantamento feito pela Manhattan Associates, três em cada quatro brasileiros já desistiram de uma compra on-line devido à taxa de entrega, que resulta em uma perda de quase 11,8 bilhões de reais aos varejistas anualmente. Outro resultado foi que 63% dos entrevistados já abortaram sua compra devido ao prazo de entrega do produto. Para as empresas, esse cancelamento gera um prejuízo anual de 9,1 bilhões de reais.

 

Ferramentas digitais para gestão de vendas de final de ano

Para evitar esses efeitos colaterais e ter sucesso nas vendas de final de ano, o mercado de embarcadores precisa contar com aliados tecnológicos para pesquisar os melhores preços de transporte do mercado e comparar valores e prazos oferecidos pelas transportadoras de todo Brasil.

É o caso do sistema de cotação on-line Fretelink. Por meio dele, o embarcador de carga encontra diversas transportadoras especializadas nas necessidades do tipo de mercadoria que o gestor logístico está precisando despachar, além de visualizar no resultado de pesquisa os prazos de entrega e os preços ofertados.

O Fretelink tem sido primordial durante esse período de grande crescimento que o comércio eletrônico vem passando. Com as campanhas de Black Friday e de Natal se aproximando, suas funcionalidades tornam-se ainda mais relevantes para a empresa que deseja contratar com o melhor preço do mercado.

Mas, além de estar atento à escolha das transportadoras, também é preciso monitorar e ter o controle das mercadorias que estão sendo transportadas por terceiros. Para ajudar nessas funções, uma dica de plataforma é o Hivecloud 3PL para embarcadores, que proporciona o máximo controle sobre as mercadorias em transporte.

Além de oferecer o monitoramento da carga, o Hivecloud 3PL também integra as transportadoras ao seu sistema para agilizar todo o processo logístico. Isso inclui troca de documentos, ordens de serviço, faturas e CTe, assim como a auditoria dos valores de frete para evitar prejuízos financeiros durante a contratação.

A transformação digital é uma realidade já presente na logística do Brasil. Tanto os embarcadores quanto as transportadoras já estão sentindo as consequências por não adotarem ferramentas digitais em seus procedimentos logísticos, pois além dos prejuízos com uma gestão mais lenta, perdem participação em um mercado cada vez mais digital.