LogTalk LogTalk

Coopercarga conquista permisso para transporte no Uruguai

Publicado em 14/08/2015

Atuante há 23 anos no transporte internacional, contando com unidades na Argentina, Chile e Paraguai, a Coopercarga passa a atuar, agora, também no Uruguai. Isso porque a cooperativa acaba de conquistar o permisso de embarque uruguaio para entrada no país pelas fronteiras de Jaguarão e Uruguaiana, ambas no Rio Grande do Sul.

Essa nova habilitação proporcionará à Coopercarga a ampliação do atendimento no transporte internacional e fortalecerá a atuação da cooperativa no Mercosul, expandindo a oferta de soluções logísticas aos clientes. Para o diretor da Coopercarga para o Mercosul, Walter Soto, o desejo de transportar no Uruguai é antigo, porém, não havia fluxo e contrafluxo com volumes que permitissem, a curto prazo, desenvolver atividades comerciais para sustentar uma operação no país, cenário que está mudando (muito em virtude do controle que a Argentina vem fazendo em seu comércio internacional). “O Uruguai, há cerca de sete anos, definiu uma política de integração com o Mercosul, com uma grande abertura em direção aos mercados mundiais. Essa abertura permitiu a reconstrução da sua matriz produtiva com novas tecnologias, que permitiram atingir mercados antes não alcançados.”

Segundo o diretor, a área comercial é um dos maiores desafios, pois o Uruguai ainda é um mercado pequeno, porém, em pleno desenvolvimento, com nichos nos quais as perspectivas são positivas e com boas oportunidades de crescimento. Hoje, o País oferece um conjunto de vantagens que o tornam atrativo para o desenvolvimento de atividades logísticas. Uma delas é a sua localização geográfica estratégica, que permite posicionar-se como ponto de acesso para o comércio regional e como centro de trânsito regional. Segundo dados do Ministério de Economia e Finanças do Uruguai, o país ocupa o 4º lugar na América do Sul, em desenvolvimento logístico.

Para a Coopercarga, as projeções são bastante positivas, com a entrada nesse novo mercado. Estima-se que, já para os próximos meses, as operações de importação e exportação com o país acrescentem ao faturamento da cooperativa, em média, USD 150.000,00/mês, o que representa um incremento de, aproximadamente, 10 a 15% no faturamento total do negócio Mercosul. “Observamos que nossos principais clientes estão nesse mercado, alguns produzindo e exportando seu produto, parte vendendo sua matéria-prima e outros importando do Uruguai e comercializando no Brasil. É um mercado em desenvolvimento e com boas oportunidades”, completa Soto.

O ponto de apoio da Coopercarga no Uruguai está localizado na capital Montevidéu.