LogTalk LogTalk

Coopercarga e BI: inovação e eficiência na gestão de negócios

Publicado em 28/09/2016

Com o objetivo de trazer inovação tecnológica e aumentar a eficiência na gestão dos negócios, a Coopercarga implantou, ainda em 2015, o BI (Business Intelligence). O BI é uma ferramenta que contribui diretamente para a tomada de decisões estratégicas, oferecendo informações que dão suporte direto à gestão dos negócios da cooperativa.

Com a ferramenta, os gestores têm acesso a informações sistêmicas dos negócios e das operações. Atualmente, já com a cultura do BI disseminada na cooperativa, é possível que sejam identificadas oportunidades de melhoria e anomalias rapidamente. Desta forma, torna-se mais rápida a ação de corrigir ou realinhar processos, para que eles tenham o sucesso desejado. Realizar acompanhamento dos painéis de desempenho estratégico, das cargas, do CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), da curva ABC e de relatórios diversos tornou-se mais prático e rápido após a implantação do BI.

O gerente do setor de Tecnologia da Informação da Coopercarga, Denny Mews, destacou que quando a empresa decidiu trocar o sistema, ainda em 2011, o objetivo final era ter informações que pudessem melhorar a produtividade, a evolução dos números e tornar a cooperativa ainda mais sustentável. Foram mais de mil horas de desenvolvimento até chegar ao nível atual do projeto.

 

“Para o BI funcionar com efetividade, precisamos ter toda a informação nos sistemas operacionais (ERP, TMS, Postos, WMS, RH), a base de dados deve estar íntegra e organizada, para então iniciarmos a análise. O Power BI foi a solução mais intuitiva, acessível e que suportaria um grande número de informações. Temos muito a evoluir, afinal, os sistemas são vivos, estão em constante evolução, assim como as empresas. Precisamos seguir o mercado, nos adaptarmos à mudança de processos internos e entender as necessidades de cada um para termos uma informação cada dia mais apurada e que traga reais benefícios competitivos para toda a cadeia da Coopercarga”, afirmou Denny.

 

A Coopercarga atua há 26 anos no setor de transporte e logística, possuindo uma estrutura completa em todo o Brasil e nos demais países do Mercosul. Graças à sua preocupação constante com a inovação e com a aplicação dessa evolução tecnológica em seus processos, hoje está entre as 10 Melhores e Maiores empresas de transporte e logística do Brasil, contando com mais de 60 unidades, entre filiais e pontos de apoio, frota superior a 1900 veículos e certificações como ISO 9001:2008, ISO 14001 e SASSMAQ. As soluções oferecidas vão desde serviços de Transferência (Brasil e Mercosul), Distribuição Urbana, até Armazenagem e Postos de Combustíveis.