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Cresce a demanda por logística reversa

Publicado em 01/10/2014

Devolução de mercadorias tem de ser tratada com cuidado, para não criar problemas ao consumidor

A entrega dos produtos do comércio eletrônico ao cliente, seja para pequena, média ou grande empresa, é viabilizada em todas as cidades do País, por meio dos Correios. Nenhuma outra empresa de transporte e logística tem o mesmo alcance. Já no serviço de remessa internacional, as empresas de courier contam com a vantagem da rapidez no serviço prestado. A novidade é que, agora, as entregadoras começam a aperfeiçoar o serviço de devolução dos produtos.

Entre os pacotes entregues por dia, os Correios registram índice de 3% a 5% de devolução do total. Quando se trata de encomendas postadas por empresas de calçados e roupas, o índice sobe para 10%. “Na Europa, o índice de devolução (logística reversa) alcança 40% do total de pacotes entregues”, destaca Lemuel Costa e Silva, gerente Corporativo de Comércio Eletrônico dos Correios.

Para o serviço de logística reversa, cabe ao vendedor emitir um código de autorização, permitindo a troca de produto pelo cliente. O código tem de ser apresentado em uma das agências dos Correios, onde também é feita a conferência das mercadorias. “Os Correios também vão à casa do cliente coletar o produto em domicílio. Nesse caso, além do preço de serviço de entrega comum, há a taxa de R$ 7,00”, explica o gerente.

Remessas internacionais
No e-commerce internacional, a DHL realiza transporte e logística em mais de 220 países, nos quais está presente. As remessas expressas, transportadas pelas empresas de courier, seja na importação ou exportação, contam com uma legislação específica, que permite prioridade e rapidez na liberação do produto pela Receita Federal.

Além das remessas internacionais, a DHL tem ganhado destaque na logística reversa no Brasil. De 2012 para 2014, o número de clientes dobrou. “O cuidado com a marca exige que algumas empresas invistam na contratação de uma operadora logística especializada. O objetivo é garantir a satisfação dos clientes no momento da devolução do produto”, afirma o gerente de Operações da DHL, Amaury Vitor.

Assistência completa
Segundo Vitor, entre os principais produtos devolvidos estão computadores, smartphones e máquinas de café expresso. “Quando acionada pelo fabricante do produto, a DHL vai até a casa do cliente e leva o equipamento para a assistência técnica credenciada. Concluído o reparo, levamos a peça de volta ao cliente. Todas as etapas são monitoradas pela internet. Há um prazo para a conclusão do processo.”

Fonte: DCI