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Cresce em 30% a procura por smartlockers na logística

Publicado em 25/06/2020


Redução de custos com transporte e tempo da entrega são as principais vantagens do uso dos smartlockers na logística

 

Os smartlockers na logística do e-commerce, ou armários inteligentes como também chamados, estão mudando a forma como as compras são entregues ao consumidor final. O varejo eletrônico utiliza-se dos smartlockers no modelo “Pickup and Dropoff points” (PUDOs), que em português significa, “pontos de retirada” em locais estratégicos para que o consumidor retire sua mercadoria com mais rapidez e facilidade.
A demanda crescente, de 30% nos primeiros meses deste ano, foi registrada pela UnLog, startup logtech focada em transformar espaços ociosos, como garagens e estacionamentos de shoppings, em hubs de apoio à logística. 

 

“Estamos com expectativas ainda mais positivas de crescimento para o segundo semestre.” - Michele Dim D’Ippolito, CEO e co-fundador da startup.

 


Vantagens dos smartlockers na logística

Os smartlockers são unidades modulares que possuem vários compartimentos para acomodar diferentes tamanhos de mercadorias, acessíveis 24 horas por dia, conforme necessidade da logística. Isso resolve grandes desafios da indústria varejista, pois muitas vezes, o consumidor efetua a compra on-line, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos adicionais para toda a cadeia.

Em relação às transportadoras, que trabalham por exemplo com pedidos menores, os smartlockers podem economizar tempo e dinheiro no deslocamento, pois servem como um ponto de consolidação de entregas.
Já para o consumidor final, as vantagens são inúmeras, assim como melhores preços no frete e liberdade para buscar o pedido a qualquer momento.

 

Aplicações dos smartlockers no e-commerce

Atualmente, a Unlog exemplifica a eficácia dos armários com a sua aplicação em dois de seus clientes. Um é Ambev no Rio de Janeiro que utiliza-se dos smartlockers nos processos de crossdocking. Com isso, a empresa busca mais velocidade em seus processos com os canais de interação com o consumidor final.
Já a Farma Delivery, líder no segmento de e-commerce de medicamentos do Brasil, vem implementando desde março, o Unpod no modelo pick-up point (pontos de retirada) para o consumidor final facilitando seu dia a dia. 

 

Smartlockers reduzem custos logísticos

Mesmo com o crescimento do e-commerce no Brasil (o setor faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)), um dos entraves ainda é o alto e custo logísticos para a entregar os pedidos na porta do cliente.
Segundo D’Ippolito, o mercado tem visto na locação dos smartlockers uma estratégia para reduzir esses custos com transporte e o tempo da entrega, por isso o aumento na procura pela solução por parte das grandes redes do varejo que possuem e-commerce.