LogTalk LogTalk

Cresce movimentação em Paranaguá

Publicado em 18/06/2012

Paralisação em Santos e excesso de chuvas comprimem as operações no porto, que chegou a movimentar 7,4 milhões de toneladas


O Porto de Paranaguá (PR) aumentou sua movimentação no mês de junho. O resultado deve-se principalmente à greve dos estivadores no porto de Santos ocorrida em maio, que fez com que alguns navios mudassem a rota para Paranaguá.

“Já esperávamos esse reflexo da paralisação em Santos, mas não prevíamos que seria tão cedo. Na medida do possível, estamos recebendo esses navios e essas cargas, sem sacrificar as operações já previstas”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Além disso, outro fator atípico são as chuvas. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em comparação com o mesmo período do ano passado, 2012 já recebeu o dobro do volume de chuvas. A estação de Antonina registrou, neste mês, um volume de 177,8 milímetros de chuva. No ano passado, foram 90 milímetros.

De acordo com dados do Corredor de Exportações do Porto de Paranaguá, as chuvas já significam 12 dias, 22 horas e 45 minutos de paralisação na movimentação de grãos nos últimos 30 dias. Mesmo assim, até 11 de junho, o corredor já movimentou quase 7,4 milhões de toneladas e o volume já é 13% maior no comparativo ao mesmo período de 2011.