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Dachser transporta 138 toneladas do Brasil ao México

Publicado em 24/08/2020


Transporte, pelos modais rodoviário e marítimo, durou mais de um mês. Operação foi um esforço colaborativo entre EUA, México e Brasil

 

A Dachser Brasil, subsidiária da fornecedora de logística global Dachser, em colaboração com a Dachser México e a Dachser EUA, transportou 138 toneladas de partes automotivas de grandes dimensões de Jundiaí, no Brasil, para Silao, no México.
O objeto transportado foi uma máquina de compressor, pesando 125 toneladas e mas 14 peças de tamanhos diversos que somaram 138 toneladas. O fato de o equipamento estar dentro de um poço de concreto de seis metros de profundidade foi um dos desafios da operação, que precisou da colaboração de um parceiro da Dachser Brasil. Vale destacar que o trabalho de retirada e desmontagem da máquina, que estava em uma fábrica ativa em Jundiaí (SP) afetaria a data final de chegada do embarque.

 

O transporte Brasil x México

Segundo a Dachser, a partir da retirada a carga pesada se deslocou por meio de reboque de plataforma multieixos pelas ruas do Brasil, seguindo rotas pré-aprovadas em direção ao Porto de Santos. Devido à Covid-19, não havia escoltas policiais e a carga só podia se mover das 23h às 6h da manhã. A viagem de 168 km, de Jundiaí ao porto de Santos, levou sete dias.

 

“Como fornecedora inovadora de soluções de logística, a Dachser guia regularmente nossos clientes através de desafios logísticos complexos, incluindo aqueles que exigem uma colaboração com nossos parceiros globais. Mas existem certos projetos – especialmente   aqueles que envolvem transporte de mercadoria pesada – que apresentam desafios únicos, oferecendo uma oportunidade para ampliar nosso pensamento inovador. Posso dizer com confiança que transportar esse equipamento de fabricação automotiva foi uma dessas oportunidades.” - Guido Gries, managing director da Dachser Américas.


“Há muitos fatores a serem considerados ao planejar a movimentação desse tipo de carga, mas sabíamos desde o início que o elemento mais crítico para o transporte bem-sucedido e pontual era a comunicação. Havia várias partes envolvidas nesse projeto, desde prestadores de licenças a corretores, autoridades locais, transportadora marítima e nossos parceiros de transporte rodoviário. Entendemos que manter todos atualizados e totalmente engajados era a chave para uma execução tranquila.” - João Caldana, managing director da Dachser Brasil.




Os serviços Ro-Ro e Break Bulk foram considerados para o projeto, mas após uma análise minuciosa do custo, do tempo de trânsito e, principalmente, do transporte seguro da carga, a Dachser concluiu que uma solução de Bulk Break seria a abordagem ideal, proporcionando flexibilidade ao remetente no carregamento, armazenamento e descarga, mantendo a eficiência para atender aos prazos e custo de embarque.

A empresa CMA-CGM foi selecionada para a parte marítima do transporte, que, dada a linha do tempo, apresentava seu próprio conjunto de obstáculos, exigindo soluções inovadoras. No trabalho com a CMA-CGM, a equipe da Dachser Brasil determinou qual tipo de embarcação oceânica seria mais apropriado para o transporte e armazenamento de equipamentos volumosos. Por fim, foi determinado que a opção mais eficiente e oportuna fosse a utilização de um navio porta-contêineres.  A CMA-CGM concordou em armazenar a carga na base do navio em contêineres de rack plano e em uma plataforma personalizada, que protegesse a integridade do equipamento e distribuísse o peso da carga uniformemente.

Antes da chegada ao Porto de Santos, a equipe da empresa foi encarregada de desenvolver uma solução para carregar a carga pesada sem entrar em conflito com os guindastes pórticos. A equipe organizou um guindaste flutuante, ou seja, um equipamento móvel situado na água em uma barca, que permitiu à tripulação mover o objeto no lado oposto do navio, o que exigiu boas condições climáticas e distribuição precisa do peso durante todo o processo de elevação.

A carga ficou no mar por 30 dias, chegando ao destino em um domingo, no dia 3 de maio, coincidentemente feriado no México. Os planos bem orquestrados da equipe Dachser México garantiram que a data não atrasasse o processo. A carga foi descarregada diretamente do navio para um caminhão modular que aguardava ao lado da embarcação.
Semelhante aos desafios do transporte rodoviário no Brasil, o surgimento da Covid-19 adicionou camadas extras de precaução à medida do deslocamento do porto para a fábrica. Enquanto as rotas pré-aprovadas do país foram liberadas para a carga de grandes dimensões, o cronograma de transporte rodoviário foi impactado por alguns fechamentos temporários de estradas, horários específicos de viagem e falta de escoltas policiais locais. A viagem de 700 km do porto de Veracruz até a fábrica do cliente, em Silao, levou três dias. Ao chegar ao seu destino final, a carga pesada foi descarregada do caminhão com três guindastes cuidadosamente posicionados.


“Ser capaz de executar com sucesso um projeto dessa magnitude - especialmente em meio a uma pandemia global - é uma grande conquista e uma reafirmação do compromisso da Dachser em atender às necessidades de nossos clientes, por mais desafiador que seja. Além disso, ilustra como os diferentes países da família Dachser colaboram e trabalham juntos para alcançar o que pode parecer inatingível." - Edgardo Hamon, managing director, Dachser México. "