Multilog Multilog

Operando há dez anos no Brasil, DAF bate a marca de 30 mil caminhões fabricados e avança 18,2% em vendas

Publicado em 11/10/2023

Fabricante holandesa celebra a marca de mais de 10% de market share no segmento de pesados; em comunicado, companhia anunciou a projeção de alta de 15% na produção

Por Redação


A DAF anunciou que está entre as três marcas que mais emplacaram caminhão Euro 6 (Foto: Divulgação)

Completando dez anos no Brasil, a DAF anunciou que está entre as três marcas que mais emplacaram caminhão Euro 6 e ficou, nos últimos 18 meses, na vice-liderança dos pesados. Além disso, a companhia ampliou o market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,9% e, acima de 40 toneladas, para 13,8%.

Segundo a empresa, o planejamento de longo prazo com o país fortaleceu a estruturação da DAF para superar adversidades do mercado nos últimos anos e continuar o próprio plano de crescimento.

Em junho de 2023, bateu a marca de 30 mil caminhões fabricados e avançou 18,2% em vendas no primeiro semestre em relação ao acumulado no período em 2022. Nesse contexto, a companhia projeta aumentar em 15% a produção.

“Estamos investindo muito em pós-venda, marketing, na área administrativa e de vendas alinhados a uma nova cultura focada nos próximos desafios para competirmos de igual para igual com os grandes players que já estão há décadas no mercado brasileiro”, afirmou Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Brasil.

“Continuaremos com nosso plano de expansão de lançamento de produtos para os próximos anos, inclusive com a ampliação de fábrica para suportar o crescente volume de vendas. E, a partir daí, poderemos suportar a exportação para a América Latina, ou seja, nossa fábrica em Ponta Grossa passará a ser o hub de exportação para o continente”, ressaltou.

CRESCIMENTO DA DAF NO BRASIL

A DAF Caminhões chegou no Brasil em 2011, em um movimento que marcou a construção da primeira fábrica da marca fora da Europa para produzir e comercializar caminhões premium. Segundo Luis Gambim, a fábrica foi construída em dois anos, com o primeiro lançamento de caminhão, em 2013.

“Em 2015, com uma equipe comercial, administrativa e de pós-vendas fortalecida, marcamos nosso posicionamento, lançamos produtos anualmente e despontamos no mercado, em 2020, com a Nova Linha DAF e, neste ano, com os modelos DAF Euro 6”, explicou o diretor Comercial DAF Brasil.

Em 2014, eram 15 concessionárias. Hoje, são quase 60 ativas. “A ampla e robusta cobertura dos serviços oferecidos por 16 grupos econômicos tem investimentos futuros para chegar a 68 concessionários e Lojas TRP até 2024”, afirmou a companhia em nota.

APOSTA BRASILEIRA

De acordo com a companhia, o Brasil é um mercado estratégico para a DAF em razão do potencial ambiente de negócios e de crescimento para a companhia. Para atender uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada, DAF fortalece a capacidade instalada de sua rede de concessionárias em 100% do território nacional.

Até 2025, com mais inaugurações previstas, o plano de expansão entrará em uma segunda fase. “Em 10 anos, conseguimos sanar qualquer dúvida que o mercado poderia ter em relação à credibilidade da DAF. Quando eu falo credibilidade, não é apenas sobre o produto, mas também a capacidade de implantar os investimentos necessários para a sustentabilidade da marca. Em apenas uma década, a DAF já é protagonista de um futuro muito promissor. Esse é só o começo”, destacou o executivo.