Assinatura Premium Assinatura Premium

Daimler Truck, Grupo Traton e Grupo Volvo se unem para criar rede de recarga de alto desempenho para caminhões pesados em toda a Europa

Publicado em 06/07/2021

Por meio de uma futura joint venture entre as empresas, projeto deve ter operações iniciadas em 2022, com conclusão prevista para 2027


Foto: Divulgação

A Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo assinaram um acordo não-vinculativo para instalar e operar, em toda a Europa, uma rede pública de recarga para ônibus e caminhões elétricos pesados movidos à bateria. O objetivo da ação é contribuir com a construção de infraestruturas de recarga, bem como aumentar a confiança dos clientes e apoiar a migração da União Europeia para um transporte neutro em relação ao clima.

O acordo estabelece as bases de uma futura joint venture, com participação igualitária das três partes e início de operações planejado para 2022. As partes pretendem investir, juntas, 500 milhões de euros para instalar e operar no mínimo 1,7 mil estações de recarga de energia verde de alto desempenho em pontos próximos a rodovias, bem como em pontos logísticos e de destino. O prazo para concluir o projeto é de cinco anos a partir da fundação da joint venture.

O número de postos de recarga deve aumentar significativamente com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture está prevista para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã (Holanda).

NEUTRALIZAÇÃO CLIMÁTICA

A futura joint venture atuará como um catalisador e agente de capacitação para a realização do Acordo Verde da União Europeia para um transporte de carga neutro em carbono até 2050, fornecendo a infraestrutura necessária e visando a energia verde nos postos de recarga. A ação conjunta da Daimler Truck, do Grupo Traton e do Grupo Volvo atende à necessidade de uma rede de recarga para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras de CO2, especialmente em caminhões pesados que operam em longas distâncias. A infraestrutura de recarga de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas de realizar.

“É o objetivo conjunto dos fabricantes de caminhões da Europa alcançar a neutralidade climática até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa ande de mãos dadas com a colocação de caminhões neutros em CO2 nas estradas. Juntamente com o Grupo Traton e o Grupo Volvo, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de recarga de alto desempenho em toda a Europa.” – Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de postos de recarga acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância. Agora estamos avançando junto com nossos parceiros Daimler Truck e Grupo Volvo para tornar essa rede de alto desempenho uma realidade o mais rápido possível. Estamos dando o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de energia proveniente de fósseis. O segundo passo deve ser um forte compromisso da União Europeia para a expansão total de uma rede de recarga em toda a Europa.” – Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton.

“Estamos estabelecendo a base necessária para fazer uma inovação para que nossos clientes consigam realizar a transformação para eletrificação criando uma rede de recarga líder na Europa. Temos tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e agora, com a Daimler Truck, o Grupo Traton e graças ao Acordo Verde Europeu, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político propício para um grande avanço em direção a soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura.” – Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Um relatório recente da indústria está pedindo até 15 mil postos de recarga públicos e de destino com alto desempenho até 2025 e até 50 mil postos de recarga de alto desempenho até 2030. Dessa forma, as empresas pioneiras ressaltam que a iniciativa também se trata de um apelo para todos os outros participantes da indústria, bem como governos e reguladores, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de recarga necessária que contribua para atingir as metas de proteção ao clima.

Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede tarifária das três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.

ABORDAGEM CENTRADA NO CLIENTE

Ao focar nas necessidades dos clientes, diferentes aplicações serão levadas em consideração. Os operadores de frotas de veículos elétricos à bateria poderão aproveitar tanto a recarga rápida feita sob medida para o período de descanso obrigatório de 45 minutos na Europa, com foco no transporte de longa distância - a maior prioridade da futura joint venture - e também a recarga durante a noite.

PARCEIROS NA JOINT VENTURE, MAS CONCORRENTES EM TODAS AS OUTRAS ÁREAS

Apesar da parceria, a Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas. A criação da joint venture está sujeita a aprovações regulatórias e outras aprovações, com a assinatura de um contrato esperada para ocorrer até o final de 2021.