Assinatura Premium Assinatura Premium

Datalogística automatiza processos de transporte da Wurth

Publicado em 16/10/2014

Empresas iniciam parceria para a implantação de software TMS para gerenciar e automatizar os processos de transporte

A Datalogística, empresa sediada em Campinas, São Paulo, que presta serviços de consultoria em gestão de transportes para empresas de todos os setores, iniciou uma parceria com a multinacional alemã Wurth, para automatizar todo o processo de transporte da empresa, no Brasil.

A multinacional, que oferece produtos nos mais diferentes segmentos, como indústria, veículos leves e pesados, máquinas agrícolas, madeireiras e construção civil, fechou contrato com a Datalogística em junho deste ano, para a implantação do Transportation Management System (TMS) Embarcador Pattio, um software que desempenha a gestão de todo o processo de transporte do embarcador, de maneira rápida, fácil e transparente.

Além disso, a ferramenta possui acesso integrado a diversas funções, como cadastro e tabelas, segurança personalizada, administração de não conformidades, relatórios, auditoria, pagamento de frete, planejamento e execução de embarques, solicitação e simulação de cenários.

Atualmente, em fase de ajustes, customização e validação, o TMS já está em produção. Com a responsabilidade de gerenciar todo o processo de transporte de toda a linha de produtos da Wurth, comercializada no Brasil, integrando a matriz, localizada em Cotia, São Paulo, a todas as dez filiais espalhadas pelo País. Além disso, o Pattio integrará todo o processo de transporte das lojas físicas e também no e-commerce.

A ferramenta, que está integrada à solução Enterprise Resource Planning (ERP), também será integrada ao Warehouse Management System (WMS), substituindo o método antigo de gerenciamento de transportes na Wurth, feito por meio de planilhas de controle em Excel.

Para o gerente de Logística da Wurth, Renato Teruel, já estava na hora de buscar no mercado uma solução que se adequasse totalmente aos índices de regras existentes na multinacional. “Devido ao alto volume de pedidos expedidos diariamente, a Wurth buscou uma ferramenta que disponibilizasse customizações adequadas, devido ao alto índice de regras existentes, que foi criado para o atendimento da rede de vendas e os diversos segmentos atendidos pela Wurth.”

Para o diretor da Datalogística, Carlos Pavanelli, a parceria é muito importante, pois reafirma a eficácia do TMS Embarcador Pattio, que, cada vez mais, está passando por customizações para atender às demandas de multinacionais instaladas no Brasil. “Já atuamos em grandes empresas multinacionais com o Pattio. Em todas elas, temos conseguido resultados muito expressivos, em relação à otimização de custos com os processos de transporte. Acreditamos fortemente na expansão dessa ferramenta, que busca integrar todos os processos e gerar economia ao embarcador.”

Segundo Teruel, a Wurth buscou uma solução que fornecesse uma visão sistêmica do transporte, Service Level Agreement (SLA), controle de faturas e performances gerais. Ou seja, a empresa buscava uma ferramenta que possibilitasse implementar uma gestão de transporte efetiva e não apenas auditoria e controle. “Apostamos no conhecimento, flexibilização, customização e a especialização em gestão de transporte da Datalogística, devido à fusão entre consultoria e sistema de gestão. Com a implantação do TMS Embarcador Pattio, estamos estimando uma redução em torno de 5% do valor pago, hoje, em transportes.”